Como a Reforma Tributária pode afetar a competitividade do setor de serviços?
Considerado como um dos principais motores da economia nacional, o setor de serviços é um dos mais preocupados com a sanção realizada na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que colocou em vigor a reforma tributária. Apesar dos vetos realizados com o objetivo de diminuir o efeito de uma alíquota maior, a expectativa é de que a alíquota média seja por volta de 28%. Neste cenário, os especialistas apontam frequentemente o setor de serviços como um dos mais prejudicados.
Alessandra Heloise Vieira, vice-presidente Tributária da Revizia, startup especializada em auditoria e compliance fiscal que atua por meio de uma plataforma SaaS baseada em machine learning, aponta seis desafios diretos que este mercado terá que enfrentar a partir de agora. São eles:
“Cada uma dessas razões contribui para a percepção de que o setor de serviços enfrenta desafios únicos com a reforma tributária, contrastando com setores como o industrial, que têm uma capacidade maior de se adaptar às mudanças tributárias devido à sua estrutura de custos e operação, conforme minimiza impactos negativos”, explica.
Enquanto isso, Marcio Miranda Maia, sócio do Maia & Anjos Advogados, argumenta que a reforma tributária propõe diversas mudanças que impactam diferentes setores da economia, considerando que hoje a carga tributária participa do PIB (Produto Interno Bruto) ao redor de 33%, e deverá ser mantida neste patamar mesmo com todas as mudanças. No entanto, para ele as reduções de base de cálculo, que privilegiam alguns segmentos, acarretarão o deslocamento da carga tributária entre setores.
“Para as empresas, a sanção traz a urgência de se avaliar o impacto efetivo das mudanças de tributação que ocorrem em seu setor de atuação e em suas operações especificamente, além dos enormes desafios que nascem da própria implementação das mudanças trazidas. Faz-se necessário observar todos os ângulos de uma mudança tão complexa e que afeta de forma tão significativa os negócios, seus setores e margens. Para fazer isso de maneira eficaz e em conformidade com os sistemas vigentes, é crucial que a empresa consiga definir os pré-requisitos claros do impacto das alterações em suas operações, sejam estes impactos estratégicos ou operacionais”, finaliza.
Sobre a Revizia
Fundada em 2016, a Revizia é uma empresa especializada em auditoria e compliance fiscal que atua por meio de uma plataforma SaaS baseada em machine learning. Sua operação tem por objetivo facilitar e dinamizar o trabalho dos profissionais do mercado tributário, contábil e fiscal. Para isso, ela oferece soluções voltadas à captura e armazenamento de documentos fiscais, além do cruzamento técnico de informações capazes de apontar inconsistências e oportunidades de recuperação tributária.
Para saber mais acesse: https://www.revizia.com.br/
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A partir das 10 horas de hoje, sexta-feira, dia 21, o lote residual de restituição…
A Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) tornou-se uma das mais importantes…
Milhões de pessoas realizaram o concurso dos Correios no final do ano passado e estão…
Faltam somente alguns dias para o período do Imposto de Renda (IR) começar, em meados…
A declaração do Microempreendedor Individual deve ser transmitida anualmente por todos os empreendedores que tinham…
O Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) é um sistema do governo federal, administrado pela Secretaria de…