Designed by @nensuria / freepik
Abrir CNPJ com sócio é um dos caminhos mais comuns para começar a empreender.
Ao constituir uma sociedade, você divide as responsabilidades com outro empreendedor, compartilha os investimentos e facilita a gestão.
Por outro lado, também precisa dividir os lucros e administrar possíveis conflitos sobre os rumos da empresa.
Se você está pensando em abrir CNPJ com sócio, este texto vai ajudar na decisão.
Continue lendo e entenda como formalizar uma sociedade empresarial.
Abrir CNPJ com sócio significa constituir uma sociedade com o objetivo de exercer atividades econômicas e lucrar.
No Brasil, existem várias opções para formalizar um negócio com sócios, dependendo do objeto social, número de empreendedores e responsabilidades em relação ao negócio.
O processo de abertura é o mesmo para empresas individuais e sociedades, incluindo etapas como elaboração do contrato social, registro na junta comercial e obtenção de CNPJ junto à Receita Federal.
De acordo com o Boletim do 2º Quadrimestre de 2020 do Mapa de Empresas, publicado pelo Ministério da Economia, existem mais de 4,2 milhões de sociedades do tipo limitada (LTDA) ativas no país.
Entre maio e agosto de 2020, foram abertas mais de 129 mil Sociedades Limitadas — 34,9% a mais do que no mesmo período de 2019, mesmo com a crise do coronavírus.
Na categoria de Sociedade Anônima (SA), há mais de 165 mil empresas ativas e foram abertas mais 3.181 no período (15% a menos que em 2019).
Segundo o boletim do Ministério da Economia citado anteriormente, estes são os prazos médios para abertura de diferentes tipos de negócios:
Tipo de empresa | Tempo de abertura |
Empresário Individual (EI) | 2 dias e 11 horas |
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) | 2 dias e 17 horas |
Sociedade Empresária Limitada (LTDA) | 2 dias e 23 horas |
Sociedade Anônima | 6 dias e 22 horas |
Cooperativa | 16 dias e 1 hora |
Demais naturezas jurídicas | 6 dias e 8 horas |
Logo, podemos ver que a Sociedade Limitada, tipo mais comum de sociedade, leva menos de 3 dias para ser formalizada no sistema do governo.
Na hora de abrir CNPJ com sócio, existem vários tipos de empresas possíveis na legislação brasileira.
São os chamados tipos societários, que determinam a forma como a empresa é estruturada, seu objeto social e participação dos sócios.
Veja quais são os principais.
A Sociedade Limitada (LTDA) é a natureza jurídica mais usada para abrir CNPJ com sócio no Brasil.
Ela é composta por dois ou mais sócios que se unem para comercializar bens e serviços com fins lucrativos.
Cada sócio tem sua cota de participação nos resultados do negócio de acordo com o dinheiro investido, permitindo uma distribuição justa.
Além disso, a responsabilidade limitada separa o patrimônio pessoal do empresarial, impedindo que débitos atinjam os bens pessoais.
A Sociedade Simples é formada por dois ou mais profissionais da mesma área de atuação que se unem para prestar serviços em sua categoria.
Nesse caso, os sócios não podem exercer atividade própria de empresário, pois o tipo jurídico é voltado para categorias profissionais específicas como advogados, contadores e dentistas.
Além disso, os sócios respondem integralmente pelas obrigações da empresa — o que significa que podem ter seus bens pessoais atingidos por dívidas do negócio.
A Sociedade Anônima (SA) é o tipo societário mais comum para grandes corporações, pois divide o capital social em ações.
Os papéis podem ser comercializados somente entre sócios (capital fechado) ou para qualquer investidor na bolsa de valores (capital aberto).
Nesse caso, a responsabilidade de cada acionista fica limitada ao valor da ação adquirida ou subscrita.
Como vimos, o tipo societário escolhido determina os direitos e obrigações dos sócios, além das atividades da empresa.
Por isso, é importante contar com a orientação de um contador para escolher o que melhor se encaixa no seu plano de negócio.
Se você escolher o tipo errado, pode ter problemas com o Fisco e até pagar multas por irregularidades.
Além disso, o profissional também deverá indicar qual o regime tributário ideal para que você pague o mínimo de impostos.
Abrir CNPJ com sócio pode ser uma boa ideia para dividir as responsabilidades do negócio, mas também tem suas desvantagens.
Veja os prós e contras.
Estas são as razões que fazem a sociedade valer a pena:
Por outro lado, abrir CNPJ com sócio também tem suas complicações:
Se você está decidido a abrir CNPJ com sócio, que tal deixar os trâmites burocráticos com uma equipe de contadores especializados?
Na Contabilix, o serviço de abertura de empresa é gratuito e feito em tempo recorde, para você colocar o negócio em operação e começar a lucrar o quanto antes.
Tudo o que você precisa fazer é enviar os dados dos sócios e da empresa pela internet, deixando a elaboração do contrato social e registro do negócio com os contadores.
Assim, você não precisa sair de casa para formalizar a sociedade e ainda economiza com os custos iniciais.
E então, está preparado para abrir CNPJ com sócio? Aproveite a oportunidade de abrir empresa grátis e poupar tempo e dinheiro.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Fonte: Contabilix
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…
Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…