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Negócios

Como abrir um restaurante delivery

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Abrir o seu delivery restaurante pode ser complicado pois você precisa de licenças, investir em equipamentos, e definir meio de vendas, por exemplo. 

Além disso, ainda é necessário escolher em qual segmento deseja operar para fazer sucesso.

Mas não se preocupe pois nós da Saipos preparamos esse material explicativo que vai te auxiliar na abertura do seu negócio

Por isso, confira quais são os documentos necessários para realizar a abertura do seu delivery restaurante

Qual o valor de um alvará de funcionamento- SAIPOS- Sistema para Restaurantes

Alvarás e licenças para delivery restaurante

Para abrir o seu delivery restaurante são necessárias uma série de normativas e licenças para regulamentar a sua operação, são elas:

  • Inscrição Estadual;
  • CNPJ;
  • Alvará de funcionamento e localização;
  • AVCB;
  • Certificado de Responsável Técnico;
  • Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água;
  • POP de Controle de Pragas;
  • POP de Higiene do Ambiente;
  • POP de Higiene Pessoal;
  • POP de Potabilidade de Água;
  • POP de Higienização de Frutas, Verduras e Legumes;
  • POP de Controle de Recebimento de Mercadorias.

A maioria você consegue na prefeitura da sua cidade, mas algumas são necessárias comparecer à SEFAZ.

Contudo, isso varia de município para município, então para saber com certeza, compareça à prefeitura da sua cidade e solicite informações.

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Delivery restaurante: melhores segmentos

Existem alguns tipos de delivery restaurante que embora sejam muito disputados são uma ótima forma de lucrar mais.

No entanto existem alguns nichos que estão “superlotados” isso significa que alguns blocos estão com uma infinidade de restaurantes e isso acabou saturando o mercado.

Então conheça as divisões de melhores culinárias para investir na hora de criar o seu negócio próprio.

Pizzaria

A ideia de abrir um delivery de pizza é muito boa se você pretende expandir seus negócios. 

Isso porque pizzarias tendem a ter um alto número de pedidos pois as pessoas gostam de frequentar o lugar para comer o famoso “rodízio”.

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Além disso, quando os clientes encontram um estabelecimento que gostam, tendem a compartilhar com os amigos e frequentar.

Por isso a pizzaria pode ser uma ótima forma de ter sucesso e abrir um espaço onde seus consumidores possam comparecer.

Marmitex

delivery comida é sempre sucesso nos dias de semana, principalmente no horário de almoço.

Ao mesmo tempo que a janta também costuma ter movimento, embora menos que o meio dia.

Assim o delivery quentinha costuma ser sempre pedido em locais próximos a empresas e centros comerciais.

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Então você pode seguir essa dica e na hora de abrir o seu delivery restaurante escolher um local estratégico.

Açaíteria 

Um dos termos mais pesquisados em aplicativos, delivery açaí é uma ótima forma para ter sucesso de forma rápida.

Isso se dá por conta do investimento de baixo custo, já que na sua casa mesmo é possível preparar a sobremesa.

O custo maior será o valor do próprio açaí e dos acompanhamentos como um todo. As embalagens não costumam custar muito caro se você optar por copos com tampa.

Japonês

delivery japonês é sempre muito bom já que consegue muitos clientes por conta da alta procura por sushis.

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Mas seu restaurante pode fazer sucesso também com um delivery yakisoba, já que o prato é tão famoso e é difícil encontrar uma reprodução de qualidade.

Por isso abrir um restaurante japonês permite que você explore diversos pratos diferenciados como: hot roll, temaki, sushis, yakisoba, missoshiro, entre outros.

Churrascaria

É muito difícil encontrar delivery de churrasco, principalmente churrascarias que também tenham opções para todos os públicos.

Então vender pratos que vão além do comum também é muito importante para o seu sucesso.

A inovação sempre gera curiosidade e muitas vezes as pessoas chegam até o seu estabelecimento justamente por conta disso.

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Lancheria

As lancherias talvez sejam o negócio mais democrático de todos e por isso seu sucesso e seu alto lucro.

Geralmente você pode atuar em diversos segmentos distintos ou mesmo em um que venda várias opções como:

Dessa maneira você pode se especializar em todos os preparos e se tornar uma referência quando o assunto é lanche.

Equipamentos para delivery restaurante

Os aparatos necessários para a montagem do seu delivery restaurante dependem muito da escolha do seu nicho.

Mas claro, existem alguns equipamentos que são necessários em todos os tipos de delivery, são eles:

  • Fogão;
  • Pia para higienização de alimentos;
  • Pia para lavar as mãos;
  • Potes de armazenamento;
  • Pratos;
  • Refrigeradores;
  • Talheres.

Depois disso, os equipamentos começam a ser mais específicos para o tipo de prato e modelo de negócio que você escolher.

Aposte no marketing do seu delivery restaurante

Criar páginas e perfis do seu delivery restaurante nas redes sociais é muito importante.

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Isso porque na maioria das vezes os clientes estão utilizando a plataforma também, e você pode direcionar anúncios para esse público.

Assim eles chegarão ao seu perfil e podem seguir, ter interações e frequentar seu espaço físico ou solicitar a tele-entrega mesmo.

Outra coisa que você precisa é de uma identidade visual que faça o seu cliente reconhecer o seu negócio.

Se preferir criar você mesmo sua marca, não se esqueça de criar uma logo. Para isso você pode usar um delivery png junto a outros elementos na montagem.

Mas lembre-se que caso não encontre uma imagem png de qualidade, procure por delivery icon ou delivery vector.

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Dessa maneira você pode ter mais facilidade de encontrar o ícone que melhor se encaixa com o que está planejando. 

Desse mesmo modo, você pode adicionar palavras chave na pesquisa como “delivery png yakisoba”, por exemplo. Isso torna mais específica ainda a sua busca.

Assim você pode procurar a arte perfeita para a sua logomarca, já que ele será vinculado às redes sociais e também ao cardápio, fachada e propagandas, folhetins e ads.

embalagens recicláveis para delivery

Embalagens para o seu delivery restaurante

Se você ainda não decidiu em qual segmento seu delivery restaurante irá atuar, preste atenção nas embalagens, talvez isso lhe ajude a decidir.

embalagem para delivery deve ser resistente e ao mesmo tempo, manter a temperatura do prato durante o percurso até a casa do cliente.

Existem as mais diversas embalagens, no entanto as pessoas procuram sempre utilizar os mesmos modelos: saquinhos, sacolas, caixas de isopor, papel manteiga e copos plásticos brancos.

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Isso costuma demonstrar que o delivery restaurante não se preocupa com a apresentação ou com a propaganda.

Geralmente isso não gera uma boa impressão no seu cliente. Isso acaba acontecendo porque a embalagem é primeira coisa que ele irá ver.

Então se optar por embrulhos brancos, faça adesivos e cole na parte externa do invólucro do produto.

Dessa forma seu cliente ficará mais satisfeito. Entendemos que no início pode faltar dinheiro para investir nessas coisas e que todo o início é um teste. Então não se preocupe tanto. 

Desde que o embrulho seja seguro para manter a integridade do alimento, as embalagens personalizadas podem ficar um pouco mais para frente.

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App para delivery restaurante

Os aplicativos mais utilizados no Brasil, quando somados, representam mais da metade do número total de deliveries realizados país.

Isso acontece porque cada vez mais as pessoas sentem a necessidade de ocuparem seu tempo livre com outras funções e possuem menos tempo para cozinhar.

Então conheça agora os principais aplicativos para delivery presentes no Brasil:

iFood

Desde 2011 presente no mercado brasileiro, o iFood acabou se tornando um dos principais apps especializados em compra de comida.

A empresa brasileira vem se tornando a maior foodtech da América Latina desde que expandiu sua área de cobertura para outros países, chegando até o México.

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Uber Eats

Uber Eats é o nome dado ao segmento da empresa de transporte privado que atua realizando o delivery de comida.

Assim ganhou rápido a confiança dos clientes e conquistou mercado. Em 2019 foi eleita pela Proteste como melhor prestador de serviço de entregas de comida.

Outro benefício do uso da plataforma é que em apenas um aplicativo (Uber) o usuário pode tanto pedir um carro quanto comprar um lanche.

Rappi

A colombiana Rappi busca ser o app que mais engloba o serviço de delivery, por conta disso é possível encontrar desde produtos para pet quanto fazer compras em mercado.

Ao mesmo tempo que é um dos aplicativos mais completos, trazendo no seu catálogo de parceiros até farmácias, busca sempre presentear seus usuários com cupons.

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Delivery Direto

Delivery Direto é  uma empresa focada principalmente no desenvolvimento de sites e aplicativos próprios.

Assim, criando para os seus clientes o design, estrutura e também o domínio da página.

Delivery Direto trabalha também com o mercado de franquias, deixando assim uma facilidade maior de expansão.

Sistema para delivery

Abrir um delivery pode ser a sua oportunidade de independência financeira e se tornar um grande nome no mercado alimentício.

Por isso um sistema para delivery é tão importante, já que ele auxilia a realizar a gestão de pedidos e também financeira do seu negócio.

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Assim, tornando a experiência de gerir um negócio muito mais simples, ágil e inteligente. 

Com o auxílio de um programa que ajude a realizar tarefas administrativas como controlar estoque, abrir e fechar o caixa, realizar o fluxo de caixa, integrar o sistema aos apps.

Portanto se você decidir que é hora de investir no seu negócio e ser um delivery restaurante de sucesso, conheça o sistema para delivery da Saipos.

Benefícios do sistema para delivery restaurante

Integrado aos melhores aplicativos de delivery atuantes no Brasil você consegue aceitar pedidos realizados nas plataformas diretamente em uma tela. 

Assim é possível encaminhá-los para a cozinha com apenas um clique, sem necessidade de reescrever o pedido.

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Dessa maneira seu delivery restaurante pode oferecer seus pratos em mais de um app e assim ser mais eficiente.

O sistema Saipos é integrado aos seguintes aplicativos de delivery

  • iFood;
  • Uber Eats;
  • Rappi;
  • Delivery Direto;
  • Neemo/Delivery App;
  • Accon.

Além disso com o software você consegue ter um controle muito mais preciso do estoque, analisar qual a forma de pagamento mais usada e quanto foi arrecadado e também ver as vendas por período.

Esses relatórios são muito úteis para cuidar da saúde financeira do seu negócio, tornando muito mais fácil encontrar erros e incongruências.

Além disso o relatório de cupons gerados é enviado automaticamente para o seu contador.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

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Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Fonte: Sapios

Saipos

Chamadas

Nova regra mudará tudo! Veja se sua empresa perturba a saúde mental dos funcionários

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A saúde mental dos funcionários nunca foi tão discutida, mas agora virou regra: a nova atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) obrigará as empresas a monitorarem e prevenirem riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Mas o que isso significa na prática? As companhias terão que identificar fatores como assédio moral, sobrecarga e jornadas exaustivas para evitar que seus funcionários adoeçam. Mas o que acontece se não cumprirem essa exigência? Penalidades severas estão no horizonte!

Nos últimos anos, os afastamentos por transtornos mentais dispararam no Brasil. Mas em 2024, o cenário atingiu um novo recorde: 472 mil licenças concedidas, um aumento de 67% em relação ao ano anterior, segundo o Ministério da Previdência Social. Esse crescimento alarmante acelerou a necessidade de mudanças, e a partir de 26 de maio de 2025, todas as empresas deverão adotar medidas para proteger a saúde psicológica dos seus trabalhadores.

O que muda com a nova NR-1 para a saúde mental?

Mas, afinal, o que as empresas precisarão fazer? A principal mudança será a inclusão obrigatória da avaliação de riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Isso significa que as companhias precisarão:

  • Identificar fatores de risco como sobrecarga, insegurança no emprego e assédio moral;
  • Avaliar a gravidade desses riscos e definir prioridades de ação;
  • Implementar medidas preventivas e corretivas;
  • Monitorar continuamente a eficácia dessas ações.

Mas não basta apenas dizer que se preocupa com a saúde mental. Empresas que não levarem a exigência a sério poderão enfrentar fiscalizações, multas e até processos trabalhistas. “A atualização tira a saúde mental da esfera de ‘benefício’ e a posiciona como uma questão de compliance e gestão de riscos”, afirma Ana Carolina Peuker, especialista em saúde mental no trabalho.

Empresas que não se adaptarem podem pagar caro

As companhias que não cumprirem as novas regras poderão sofrer autuações, multas e até interdições. Mas há consequências ainda mais graves: funcionários que adoecerem devido ao ambiente de trabalho poderão acionar a Justiça e solicitar indenizações por danos morais e materiais. Além disso, empresas que ignorarem a NR-1 podem enfrentar processos administrativos e ações civis públicas movidas pelo Ministério Público do Trabalho.

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude, alerta para o problema do “wellbeing washing”, que ocorre quando empresas tentam parecer preocupadas com a saúde mental, mas sem adotar medidas concretas. “Muitas vão criar campanhas e palestras motivacionais, mas se a rotina continuar tóxica, nada muda de verdade”, diz.

Veja mais:

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Impacto na cultura corporativa na saúde mental do trabalhador?

A mudança na legislação pode transformar a cultura organizacional, mas especialistas alertam que os primeiros impactos levarão tempo para aparecer. “Os resultados reais podem levar de dois a cinco anos para se consolidarem”, afirma Peuker. Mas, para os funcionários, a nova regra já representa um avanço significativo na proteção contra ambientes de trabalho abusivos.

Com a exigência de ações concretas, empresas que antes negligenciavam o bem-estar dos funcionários agora serão obrigadas a agir. Mas será que todas farão isso da forma correta? O tempo dirá, mas uma coisa é certa: ignorar a nova regra pode sair muito caro para quem não levar a sério a saúde mental no ambiente corporativo.

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Contabilidade

Resultado de Enquete do Jornal Contábil revela incertezas e desafios da Reforma Tributária para contadores

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A Reforma Tributária, atualmente em tramitação no Congresso Nacional, tem gerado debates acalorados e expectativas diversas entre os profissionais da área contábil. Uma recente enquete realizada pelo Jornal Contábil buscou mapear as principais preocupações dos contadores em relação às mudanças propostas. Os resultados revelam um cenário de incertezas, desafios e a necessidade de adaptação por parte dos profissionais

Tabelas dos Gráficos da Enquete sobre a Reforma Tributária

1. O que você percebe que mais preocupa seus clientes sobre a Reforma Tributária?

PreocupaçãoPercentual
Aumento da carga tributária67,8%
Necessidade de revisar o modelo de negócios5,4%
Insegurança jurídica na transição1,5%
Falta de clareza sobre os impactos financeiros25,4%

2. Na sua opinião, qual é o maior desafio da Reforma Tributária para os contadores?

DesafioPercentual
Adaptação às novas regras e exigências fiscais69,7%
Mudança na forma de apuração e aproveitamento de créditos9%
Impacto da tributação no destino e novas alíquotas5,2%
Custos de adaptação tecnológica e obrigações acessórias16,1%

Leia: Comunicado Oficial: Jornal Contábil Oferece Palestras Gratuitas Sobre Reforma Tributária em Todo o Brasil

3. Você sente que já tem informações suficientes para orientar seus clientes sobre a Reforma Tributária?

RespostaPercentual
Sim, estou acompanhando e me preparando6,8%
Mais ou menos, ainda há muitas dúvidas15,8%
Não, preciso de mais informações e capacitação77,4%

4. O que poderia ajudar você e seu escritório na transição da Reforma Tributária?

AjudaPercentual
Materiais práticos e guias explicativos44,5%
Treinamentos específicos sobre a nova tributação40,9%
Ferramentas tecnológicas para facilitar a adaptação10,2%
Parcerias estratégicas com especialistas em planejamento tributário4,4%

Baixe a Planilha em PDF da Enquete

Como foi Realizada Enquete: A enquete foi computada no canal e comunidades do whatsapp do Jornal Contábil em Fevereiro de 2025

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Chamadas

ESG abre caminho para novas oportunidades na contabilidade

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O conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) já se tornou um dos pilares para o futuro dos negócios, mas ainda há muitas empresas que não sabem como aplicá-lo corretamente. E é aí que os contadores entram em cena! A contabilidade, que antes era vista apenas como uma ferramenta para organizar números e tributos, agora tem um papel fundamental na adoção de práticas sustentáveis dentro das organizações.

Se antes as demonstrações financeiras se limitavam a números e balanços, agora elas incluem também a transparência ambiental e social. Empresas que querem atrair investidores, conquistar consumidores e se destacar no mercado precisam demonstrar um compromisso real com a sustentabilidade. Mas isso não significa apenas falar sobre o assunto, e sim relatar e comprovar o impacto social e ambiental das operações.

E é exatamente isso que o ESG contábil proporciona: uma nova maneira de integrar esses aspectos na rotina financeira das empresas, garantindo relatórios confiáveis, auditorias e uma visão mais ampla sobre o impacto dos negócios. Mas como esse movimento funciona na prática?

O que é ESG contábil e por que ele está transformando o mercado?

O ESG contábil nada mais é do que a aplicação dos princípios de sustentabilidade dentro da contabilidade. Ele envolve a coleta e análise de dados financeiros e não financeiros para que as empresas possam medir o quanto suas ações realmente são sustentáveis.

Alguns exemplos práticos de ESG dentro da contabilidade incluem:

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  • Relatórios que detalham a emissão de gases de efeito estufa e o impacto ambiental da empresa.
  • Indicadores sobre diversidade e inclusão dentro do quadro de funcionários.
  • Transparência sobre práticas trabalhistas e engajamento com stakeholders.

Isso significa que contadores com conhecimento em ESG não só podem ajudar empresas a se adequarem às novas normas, mas também agregar valor ao mercado, atraindo novos clientes e fortalecendo suas carreiras.

Por que ESG contábil é um diferencial para empresas e investidores?

Empresas que adotam práticas sustentáveis não apenas seguem regulamentações ambientais, mas também se tornam mais atrativas para investidores. E isso não é exagero!

Os investidores estão cada vez mais atentos a critérios ESG antes de colocar dinheiro em uma empresa. Isso acontece porque empresas sustentáveis tendem a ser mais resilientes a crises e menos propensas a problemas jurídicos ou financeiros relacionados ao meio ambiente e à governança.

Além disso, consumidores estão priorizando marcas que se preocupam com o impacto que causam. Relatórios contábeis que incluem métricas ESG podem ser um fator decisivo na hora de conquistar clientes que buscam transparência e responsabilidade.

Veja mais:

Oportunidade para contadores: como atuar com ESG

Os contadores que se especializarem em ESG contábil terão uma vantagem competitiva enorme nos próximos anos. Afinal, o ESG não é apenas um movimento passageiro, mas sim um novo padrão de mercado.

Para atuar nesse setor, os profissionais devem se capacitar em temas como:

Regulamentações ambientais que afetam as empresas.
Normas internacionais de relatórios sustentáveis.
Ferramentas para calcular o impacto ambiental e social das organizações.
Identificação de greenwashing (empresas que tentam parecer sustentáveis, mas na prática não são).

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O perigo do greenwashing e a responsabilidade dos contadores

Se por um lado o ESG tem trazido avanços para o mercado, mas por outro também há empresas que tentam enganar consumidores ao se venderem como sustentáveis sem realmente aplicar essas práticas. Esse fenômeno é conhecido como greenwashing, uma estratégia de marketing que cria uma imagem falsa de sustentabilidade.

Casos famosos de greenwashing mostram como empresas já foram advertidas por propaganda enganosa. Exemplos incluem:

  • Volkswagen, que manipulou dados sobre emissões de poluentes.
  • Fiat, que anunciou um “pneu superverde” sem comprovação ambiental.
  • Ford, que divulgou um modelo de carro como ecológico, mas que na prática teve péssimo desempenho ambiental.

Os contadores têm um papel crucial em evitar que esse tipo de prática aconteça. Mas como? Através da auditoria e da transparência dos relatórios financeiros, garantindo que as empresas realmente estejam cumprindo o que prometem.

Como as PMEs podem se beneficiar do ESG?

Muita gente acredita que sustentabilidade é coisa de empresa grande, mas esse conceito já chegou também às Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Para essas empresas, o ESG pode trazer benefícios como:

Redução de custos (adotando práticas mais eficientes).
Acesso a crédito facilitado, já que algumas instituições oferecem condições melhores para empresas sustentáveis.
Atração de clientes que preferem comprar de empresas que prezam pela responsabilidade social.

ESG não é modismo, é o futuro da contabilidade!

A contabilidade deixou de ser apenas um setor burocrático e se tornou um aliado estratégico das empresas, ajudando na construção de um futuro mais sustentável. Mas para isso, os contadores precisam se atualizar e entender como o ESG contábil pode ser aplicado na prática.

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O desafio é grande, mas as oportunidades são ainda maiores! Afinal, quem se especializar em ESG não só terá mais chances de crescimento profissional, mas também poderá ajudar empresas a fazerem a diferença no mercado e no mundo.

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