O Brasil é um grande exportador de mercadorias e commodities para todo o mundo, o sucesso não fica somente no setor do agronegócio, e outros insumos, já conquistaram o gosto dos estrangeiros.
Mas para começar a exportar para outros países, não basta apenas identificar potenciais compradores e dominar técnicas de negociação, os produtos, principalmente, precisam passar por intensas adaptações, e alguns fatores devem ser levados em consideração antes de começar o seu planejamento de internacionalização.
Se você está pensando em internacionalizar os seus produtos e não sabe por onde começar, o professor da Abracomex João Alfredo Nyegray, que atua há mais de 10 anos neste setor, vai contar um pouco mais sobre a internacionalização de produtos brasileiros. Confira.
Quer dizer modificar o produto original para atender as necessidades do mercado de destino. Essas necessidades de adaptação podem ser tanto coisas mais simples, quanto o idioma da caixa, embalagem ou manual; ou mais complexas envolvendo cores, símbolos ou ingredientes.
Depende muito do gênero do produto. Por exemplo, o Brasil vende muita proteína animal para países muçulmanos. Para conseguir entrar naqueles mercados, foi necessária a adaptação do abate dos animais, para seguir os preceitos religiosos do Islã. De outro lado, existe a adaptação de nome e marca.
Aquilo que tem um significado em português brasileiro, pode ter um significado completamente distinto no português de Portugal. O mesmo vale para as centenas de outros idiomas distintos. Nesse ponto, é essencial o auxílio de profissionais ou de uma consultoria local.
Novamente, depende do gênero. Em algumas situações, nosso preço é imbatível, como no caso dos produtos primários (açúcar, soja, carne).
Em outros, a brasilidade fala mais alto. É uma das explicações para o sucesso dos cosméticos, roupas e têxteis brasileiros no exterior.
Tradicionalmente, os manufaturados, pois não necessitam de tantas certificações quanto os produtos in natura.
As carnes brasileiras são muito aceitas nos países árabes, como mencionei. De outro lado, os cosméticos daqui ou com ingredientes e elementos que remetem a nosso país são bem aceitos na Europa e América do Norte, mas tudo depende.
A Miolo Wine Group, produtora de vinhos da Serra Gaúcha, criou uma linha especial de vinhos para o Reino Unido em 2009.
Esses produtos diferenciam-se pelos rótulos e pelo nome: Alísios. Deu tão certo que em 2012 os vinhos da vinícola foram escolhidos como os oficiais das olimpíadas de Londres.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…