Photo by Tingey Injury Law Firm on Unsplash
Dentre tantos ensinamentos que 2020 proporcionou para o mercado, uma das lições mais valiosas foi o cuidado com a saúde financeira de um negócio.
Ao longo dos últimos meses, muitas empresas buscaram alternativas para as renegociações necessárias a fim de equilibrar a operação em um momento de tantas incertezas e, frente a esse cenário, planejar 2021 com opções que auxiliem a retomada pode ser crucial para diminuir imprevistos com as contas.
Para Edson Barros, CEO e cofundador da Acoy, assessora digital para corretores de seguros, esse momento abriu portas para que produtos ainda pouco conhecidos pudessem ganhar destaques na recuperação econômica, como é o caso do Seguro Garantia Judicial.
“Essa é uma modalidade que visa garantir o pagamento de valores determinados à uma empresa no processo judicial, caso ela não o faça, e, ao mesmo tempo, viabilizar o exercício do direito de defesa pela empresa”, explica Edson.
“O Seguro Garantia Judicial pode ser utilizado, inclusive, para fins de substituição de outras garantias e em processos de diversas naturezas, por exemplo, em ações cíveis, fiscais e trabalhistas.
Porém, com o aumento de renegociações devido a crise, o mercado tem dado maior evidência ao emprego do Seguro Garantia Judicial em ações no âmbito da Justiça do Trabalho”, comenta.
Barros reforça que a garantia é prevista no Código de Processo Civil (CPC), Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Lei de Execuções Fiscais (LEF), além de outros normativos que constituem ampla base legal.
E, pensando nisso, a empresa separou quatro benefícios que as empresas encontram ao usar a modalidade como um aliado em 2021. Confira:
O uso da apólice possibilita o levantamento imediato dos valores depositados em juízo, contribuindo, assim, que empresas consigam arcar com uma dívida sem comprometer a operação ou fluxo de caixa ou tenha que esperar um tempo maior para a aprovação de crédito comum.
Como a apólice não utiliza o limite de crédito da empresa no banco, o seguro garantia pode ser utilizado como uma alternativa a mais para a resolução de possíveis pendências geradas em 2020 e não compromete a aprovação de um futuro empréstimo.
Com isso, é possível reorganizar as contas, estabilizar o fluxo de caixa e retomar as atividades sem a preocupação de perder um imóvel ou bem material, caso haja um reajuste no planejamento financeiro.
Ao contrário de um empréstimo comum, que leva tempo para avaliar o perfil solicitante, a apólice pode ser emitida em minutos, sem complicações e muita burocracia. Nesse cenário, os juros cobrados diminuem e a agilidade contribui para cortar gastos além dos previstos inicialmente.
Por Acoy
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…