Como ativar o Cadastro Único em 2020

Como você poderá ativar o Cadastro Único em 2020. Para se inscrever no Cadastro Único, será preciso que uma pessoa da família se responsabilize informar todos os dados dos membros da família para o entrevistador. Essa pessoa, é chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF), deve ter pelo menos 16 anos e, de preferência ser mulher.

Sendo o responsável familiar é que deverá garantir que as informações comunicadas durante a entrevista são extremamente verdadeiras, se comprometendo a atualizar o cadastro sempre que houver mudanças na família.

O RF deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único ou pelo Bolsa Família na cidade em que mora. Se você não souber onde fica o local de cadastramento, pode buscar essa orientação no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo a sua casa. Em algumas cidades, o próprio CRAS realiza o cadastramento das famílias.

Quais são os documentos obrigatórios?

Para o Responsável pela Unidade Familiar (RF), é obrigatória a apresentação do CPF ou do Título de Eleitor.
As exceções são as famílias indígenas e quilombolas:
O RF da família indígena pode apresentar o CPF, o título de eleitor, mas também o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou outros documentos de identificação, como certidão de casamento, RG e carteira de trabalho;

O RF da família quilombola pode apresentar o CPF, o título de eleitor ou outros documentos de identificação como certidão de nascimento, certidão de casamento, RG ou carteira de trabalho.
Para as outras pessoas da família, é obrigatória a apresentação de qualquer um destes documentos de identificação: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou Título de Eleitor.

Documentos que não são obrigatórios, mas facilitam o cadastramento

Comprovante de endereço, de preferência a conta de luz;Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se não tiver o comprovante, o RF deve informar o nome da escola de cada criança ou jovem;
Carteira de trabalho

Cadastramento de pessoas sem documento

Se a pessoa da família ou se todos os integrantes não tiverem documentos, não tem problema. O entrevistador do CadÚnico deve fazer a entrevista, fazendo orientação e encaminhando a família ou pessoa para tirar os documentos. Em caso da pessoa nunca ter sido registrada, a primeira via da certidão de nascimento é de graça. A família de baixa renda tem direito ao cadastramento.

Enquanto o(a) Responsável Familiar não apresentar um dos documentos obrigatórios ao entrevistador e um documento para cada membro da família, o cadastro estará incompleto e a família não poderá participar de programas sociais. Mas é importante que o cadastro seja feito, porque permite ao governo saber que precisa realizar ações de mobilização para o registro civil de nascimento e a documentação básica dos cidadãos.

Mas, em caso do Cadastro Único (CadÚnico) não queira fazer o cadastramento, as pessoas poderão denunciar, entrando em contato com a Ouvidoria do Ministério da Cidadania pelo telefone 121.

O cadastramento é um conjunto de procedimento utilizados para inserir e manter atualizadas as informações das famílias de baixa renda, público-alvo do Cadastro Único. São quatro fases distintas, complementares, que garantem que as informações reflitam a realidade socioeconômica das famílias e possam ser utilizados com segurança por diversos ógãos públicos.

As principais atividades de gestão municipal do Cadastro Único organizadas nas seguintes etapas:

  • Identificação e localização das famílias a serem cadastradas;
  • Entrevista e coleta de dados das famílias identificadas;
  • Inclusão dos dados no Sistema de Cadastro Único;
  • Manutenção das informações existentes na base do Cadastro Único: atualização e confirmação dos registros cadastrais.

Incluindo estratégias e ações, como Busca Ativa, Cadastramento Diferenciado, Atualização Cadastral, Exclusão Cadastral e etc. Para o Cadastro Único funcionar bem é necessário planejamento e organização.

Fique atento: Estar no Cadastro Único é um direito da população de baixa renda, os municípios não podem impedir o cadastramento de famílias que levarem apenas os documentos exigidos pelo Ministério da Cidadania, conforme a legislação.

Jorge Roberto Wrigt

Notícias recentes

Imposto de Renda 2025: mais de 1,7  milhão de declarações já foram enviadas!

Confira o número de declarações do Imposto de Renda de 2025 enviadas nesses primeiros dias…

19 de março de 2025

Bolsa Família: Veja quem recebe essa semana

Confira todas as informações sobre o calendário de pagamentos do Programa Bolsa Família no mês…

19 de março de 2025

Selic em alta: Como isso afeta seu bolso?

A taxa básica de juros (Selic) é extremamente importante para o Banco Central conseguir conter…

19 de março de 2025

Veja como se destacar no seu primeiro dia de trabalho

Veja dicas de como ter uma boa convivência logo no dia de estreia

19 de março de 2025

Fui excluído do Simples Nacional. Posso voltar a ser MEI? Confira!

Afastamento do regime tributário se dá por causa de pendências com a Receita Federal

19 de março de 2025

Estudo mostra quais são os profissionais mais felizes hoje

Profissionais mais felizes costumam estar nessas áreas de formação; veja quais são elas e entenda…

19 de março de 2025

Perguntas e respostas sobre a Reforma do Imposto de Renda: isenção até R$ 5 mil

O Imposto de Renda brasileiro está com os dias contados para um nova reforma; entenda…

19 de março de 2025

Gastos esquecidos: veja o que poucos lembram de colocar no Imposto de Renda

Declarar o Imposto de Renda todos os anos não é um bicho de 7 cabeças,…

19 de março de 2025

Como a atividade física pode te deixar mais inteligente?

Você sabia que se exercitar pode, de fato, turbinar a sua inteligência? Pode parecer surpreendente,…

19 de março de 2025

Job Ghosting: entenda a “vingança” da geração Z ao trabalho

Vingança ou autossabotagem? Veja o que é e como funciona o Job Ghosting, uma tendência…

19 de março de 2025

Nelson Wilians Advogados assessora estruturação de CRI inovador com potencial de tokenização

Nelson Wilians Advogados assessorou a estruturação de um CRI inovador para financiar um empreendimento imobiliário

19 de março de 2025

PGFN: regularize suas dívidas até dia 21 de março!!

Autarquia lançou edital para II Semana Nacional da Regularização Tributária com descontos de até 65%

19 de março de 2025

This website uses cookies.