Imagem por @leonidassantana / freepik
Quando as pessoas estão em busca de um cartão de crédito, empréstimo ou financiamento, um dos pontos mais importantes para a obtenção do item desejado é ter uma boa pontuação do score de crédito.
O score de crédito, nada mais é do que uma pontuação média utilizada pelos órgãos de proteção ao crédito, que evidencia qual o risco de uma determinada pessoa pagar ou não suas dívidas decorrentes do mercado.
Assim, o score de crédito geralmente vai de 0 a 1000, onde, quanto mais próximo do zero, menores as chances das pessoas conseguirem pagar suas dívidas em dia e quanto mais próximo a mil, maiores são as chances.
Logo, através dessa pontuação, os bancos e financeiras realizam uma pesquisa no nome do consumidor para verificar qual a probabilidade da mesma pagar ou não o crédito solicitado, podendo então conceder ou não o que foi solicitado.
Muitas pessoas procuram uma receita mágica para conseguirem aumentar o score, que em pouco tempo e com poucas ações a pontuação vai aumentar rapidamente, o que é um erro.
Dica 1: Consulte a situação do seu CPF.
Em primeiro momento, o cidadão deverá realizar uma consulta de seu CPF para verificar se o mesmo está negativado ou não. A consulta pode ser feita nos órgãos de proteção ao crédito como o Serasa e SPC, no caso do Serasa a consulta pode ser feita aqui através de um cadastro e é totalmente gratuito.
Após a realização da consulta você poderá verificar se há ou não pendências financeiras no seu nome, logo, em caso de dívidas, o primeiro passo para aumentar o score é pagar tudo aquilo que esteja em atraso e negativando seu nome.
Dica 2: Mantenha seu cadastro atualizado nos órgãos de proteção ao crédito
Manter os dados atualizados é extremamente importante, tanto quanto pagar as contas em dia. Afinal, quanto mais fácil for para os órgãos de proteção ao crédito verificarem suas movimentações, mais fácil e rapidamente será possível verificar a regularidade nos seus pagamentos e consequentemente aumentar sua pontuação do score.
Dica 3: Pague suas contas em dia
Outro ponto importante é realizar o pagamento das suas contas sempre em dia. Ficar esquecendo de pagar suas contas no prazo pode mostrar que você não tem tanto “compromisso” com suas contas, o que pode dificultar o aumento do seu score.
Uma dica boa para quem acaba esquecendo com facilidade das contas, é colocar as mesmas em débito automático, afinal, você terá que se preocupar apenas uma vez, em cadastrar sua conta recorrente e após isso, o pagamento será debitado automaticamente no dia certo.
Dica 4: Abra o cadastro positivo
O mercado analisa a sua pontualidade no pagamento de contas, assim, um bom pagador é avaliador de forma individual e mais completa, logo, com o cadastro positivo você terá todos os dados devidamente analisados.
O cadastro positivo funciona como uma espécie de currículo financeiro, verificando as seguintes situações:
Para abrir o cadastro positivo, basta clicar aqui.
Dica 5: Conheça o que não aumenta o score
Uma dica muito importante é conhecer o que de fato não aumenta seu score e pode estar sendo uma tentativa frustrada. Por exemplo, colocar o CPF na nota fiscal não impacta no seu score de crédito, pois, o mesmo não é utilizado para cálculo da pontuação de crédito realizada pelos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.
Dica 6: Pague o valor total da sua fatura
O consumidor que opta por realizar o pagamento mínimo da fatura do cartão passa a mensagem de que o mesmo não está conseguindo cumprir com seus compromissos financeiros, o que de fato pode levar a uma redução na pontuação do seu score.
Dica 7: Atenção com compras parceladas
Parcelar algumas contas é importante para que os órgãos de proteção ao crédito consigam entender seu compromisso e responsabilidade com essas dívidas, o que pode aumentar o seu score.
No entanto, sair comprando tudo em 12 vezes pode acabar sendo um tiro no pé, pois este tipo de compra com altas parcelas e várias vezes pode acabar contribuindo para um descontrole financeiro, prejudicando o score de crédito.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…