imagem por @rawpixel.com / freepik / serasa / editado por jornal contábil
O acúmulo de dívidas leva o brasileiro a ter muita dor de cabeça. Além de receber cobranças via telefone, a obtenção de crédito no mercado, empréstimos e até mesmo de um novo cartão de crédito são limitadas.
Atualmente a utilização do cartão de crédito chegou a representar 46,4% do consumo das famílias no último trimestre de 2020. E o motivo está na praticidade do seu uso e oferece a possibilidade de parcelar compras e uma série de benefícios.
Entretanto, muitos brasileiros não têm essa chance, pois acabam tendo seus pedidos negados. Um fator em comum entre esses pedidos é o baixo score de crédito estabelecido pelo Serasa.
Quer saber como aumentar seu score?Vamos dar algumas dicas. Acompanhe.
Em resumo, o Score é a pontuação estabelecida pelas empresas de crédito no Brasil para analisar se o consumidor é um bom ou mau pagador. A definição da pontuação se baseia nos hábitos de compra do consumidor. Se as contas são pagas em dia e se ele possui conta em instituições financeiras.
Assim sendo, o Serasa arrecada os dados de fontes públicas e privadas, como bancos, comércios, concessionárias de energia elétrica e outras instituições, para compreender o perfil do consumidor.
O Serasa comprova se o consumidor pagou todas as dívidas do ano, o que representa um bom pagador. Em contrapartida, se a empresa identifica dívidas em abertas, o consumidor pode estar com nome sujo e se tornar um mau pagador. O Score vai oscilar para cima ou para baixo de acordo com essas informações do consumidor.
Para consultar seu score, basta acessar o site do Serasa.
A seguir, vamos dar algumas dicas para que seu score tenha aumento e, desta forma, obtenha linhas de crédito ou limites de cartão mais altos.
Manter o Score em nível alto – O Score é aquele sistema de pontuação de crédito, que vai de 0 a 1000 pontos. Quanto mais alto, melhor para obter crédito e para a reputação do cidadão.Todas as empresas fazem consultas constantes de sua vida financeira, analisando seu Score. E como fazer para mantê-lo alto? Somente pagando as contas em dia. Não tem mágica.
Se livre das dívidas – Dívidas em aberto são um problema para o seu score. Elas mostram às empresas e bancos que você não honrou um compromisso financeiro, o que diminui a confiança delas em você. Portanto, para aumentar sua pontuação, é preciso dizer adeus às dívidas. Seja deixando sua dívida em dia, pagando o total dela ou fazendo uma negociação de acordo.
Atualize seus dados no Serasa – Atualizar os dados cadastrais é uma forma simples de aumentar sua pontuação. Informações desatualizadas podem prejudicar o seu score. Por isso, quanto mais seus dados estiverem em dia nos birôs de crédito e nas empresas onde quer pedir crédito, mais preciso será seu cálculo de score. Isso inclui nome, endereço, e-mail, telefone, entre outros.
Utilizar o débito automático – Coloque contas de água, luz, telefone e internet para serem pagas automaticamente no dia do vencimento. Isso evita que você esqueça de pagar alguma fatura e ajuda seu histórico financeiro.
Evitar consultas de crédito – Fazer muitas consultas de crédito com o seu CPF pode prejudicar seu score. A empresa para a qual você solicitou o crédito irá verificar seu CPF e isso ficará registrado. O acúmulo dessas consultas pode significar instabilidade financeira. Mesmo que você precise de crédito no momento, evite fazer consultas demais, isso ajudará você a aumentar o score.
Cortar os gastos supérfluos – Se você está numa situação difícil, avalie todos os seus gastos e corte de uma vez os supérfluos. Corte academia, cursos que são apenas passa-tempo, cancele planos de TV e de celular. Adquira com preços mais em conta. Compre à vista e nada parcelado.Evite liquidações de roupas para não cair em tentação. Cada centavo poupado fará diferença no total.
Controle financeiro – Uma parte da organização de suas prioridades envolve anotar claramente o estado de suas finanças. Faça planilhas eletrônicas listando todos os gastos a fim de manter o controle financeiro da sua vida.
Essas são dicas simples que vão auxiliar você não somente a ter uma vida financeira melhor, como a possibilidade de obter um cartão de crédito com limite maior.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…