O que é o cheque especial
O cheque especial nada mais é do que uma forma de empréstimo, em que o banco de sua preferência empresta dinheiro conforme a sua renda, normalmente esse dinheiro é disponibilizado como saldo na conta corrente, e por este empréstimo o banco cobra juros sobre o valor emprestado.
Mas é muito importante, antes de pegar o valor emprestado saber calcular juros do cheque especial para depois não se complicar
A partir do limite de crédito definido por você e o agente bancário que te atender. Por exemplo: se o seu limite for de R$ 1.100,00, é possível gastar essa quantia no decorrer do mês, ainda que você tenha apenas R$ 300,00 na conta.
Qualquer cliente pode ter um cheque especial, que sempre cobra uma taxa de juros, cobrados quando a pessoa estoura o limite ou não possui dinheiro no dia da cobrança. A porcentagem de juros é cobrada sobre o total da dívida. Além disso, é fundamental saber que o cancelamento do serviço pode ocorrer quando o cliente quiser, sem complicações.
Como calcular o juros do cheque especial
O cálculo dos juros do cheque especial é feito diariamente e a taxa varia de acordo com cada banco, essa taxa pode ser verifica no site do seu próprio banco ou no site do Banco Central,
A cobrança é feita uma vez por mês, muitos bancos dão um prazo limite para você repor o valor utilizado do limite para que não seja cobrado juros.
Para calcular o juros do cheque especial cobrado diariamente, você nem precisa ser fera em matemática. Basta dividir a taxa de juros mensal aplicada por seu banco pela quantidade de dias do mês, o que gera a porcentagem ao dia. Por exemplo: se a taxa for de 10,81 e o mês tiver 30 dias, o resultado dá 0,36%.
Já para calcular o juros do cheque especial sobre o valor e os dias usados, deve-se conhecer o saldo utilizado do cheque especial, os dias usados e o resultado do cálculo acima. Caso o saldo seja 400, o total de dias seja 12 e o resultado da fórmula seja 0,36%, aí é só multiplicar tudo, que resulta na quantia dos juros que são devidos ao banco.
Dicas para não de complicar com juros do cheque especial
Primeiramente deve-se pesquisar os juros cobrados pelas instituições financeira e verificar qual que tem a menor taxa de juros no cheque especial.
Segundo, deve-se levar em conta a necessidade de se fazer uso do cheque especial, ou seja, não deve ser usado para qualquer tipo de pagamento, mas sim para coisas importantes e urgentes.
Terceiro, caso use o limite do cheque especial e depois não consiga repor o valor que pegou empresta, deve-se tentar negociar diretamente com seu banco para pagar a menor taxa possível de juros no cheque especial.
Conteúdo por Cee consultoria
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp
1 comentário
“Para calcular o juros do cheque especial cobrado diariamente, você nem precisa ser fera em matemática. Basta dividir a taxa de juros mensal aplicada por seu banco pela quantidade de dias do mês, o que gera a porcentagem ao dia. Por exemplo: se a taxa for de 10,81 e o mês tiver 30 dias, o resultado dá 0,36%”.
Não é assim que se calcula uma taxa equivalente. Esse cálculo está errado.