Chamadas

Como calcular o limite de crédito de uma empresa

O crédito é fundamental para qualquer empresa que queira ser bem sucedida. Afinal, é a partir dele que os gestores podem investir no negócio. Seja comprando novas máquinas, renovando o ambiente, ampliando os espaços, abrindo filiais e assim por diante. Por esse e por outros motivos, calcular um limite de crédito de empresas é tão importante.

Nesta linha, o limite de crédito é o que garantirá à empresa uma maior regularidade na gestão do crédito, estabelecendo critérios precisos e valores exatos com os quais pode trabalhar. Desse modo, evitam-se riscos desnecessários com a liberação de vendas a prazo que extrapolam a capacidade de honrar com o compromisso.

Confira na leitura a seguir alguns pontos que ratificam que trabalhar com um limite de crédito de empresas é bastante recomendado.

Acesso a informações precisas

Muitos gestores temem realizar transações maiores por causa do risco de o cliente não honrar seus compromissos, se endividar e gerar um rombo no caixa da empresa credora. Como consequência, isso causaria danos graves, podendo, inclusive, levá-la à falência.

Porém, a partir do momento em que se tem conhecimento do limite de crédito das empresas-clientes, o gestor não tem essa preocupação. Por meio de informações e de dados precisos, consegue ter todo o embasamento para planejar e decidir sobre o que é ou não viável para a sua empresa realizar em termos de transações.

Em suma, esse tipo de conhecimento é vital para a sobrevivência da empresa e permite que gestores atuem de maneira segura e planejada, alcançando bons resultados.

Ter uma organização financeira

Outro reflexo direto do limite de crédito para a empresa é o reforço trazido para as finanças. Como o negócio está ciente das suas finanças e também das possibilidades de os clientes cumprirem com suas obrigações e honrarem seus débitos, tudo fica mais controlado e seguro.

Atualmente, ter um negócio financeiramente organizado  é um dos maiores diferenciais competitivos que se pode alcançar. Afinal, isso é essencial para operar de maneira produtiva e tomar decisões mais acertadas.

Assim sendo, é possível afirmar que esse controle e essa organização são bastante benéficos para o negócio. A exemplo, a precisão e a regularidade trazidas pelo estabelecimento do limite de crédito ajudam a empresa credora a estabilizar o seu caixa ao ter um cronograma de pagamentos mais fixo, sem atrasos ou outros problemas.

Decisões mais certeiras

Esse é, talvez, o ponto de maior importância do limite de crédito. Um negócio só atinge o sucesso quando aprende a tomar decisões certeiras, e isso só é possível quando se tem em mãos informações e dados úteis e atualizados.

Dessa forma, pode-se perceber que conhecer o seu limite de crédito e aprender a trabalhar com ele faz com que a tomada de decisões se torne muito mais eficiente e segura. Como dito, com base nesse dado, a empresa pode aumentar a sua lucratividade não só realizando mais transações, mas também aumentando a qualidade delas.

Nesse sentido, problemas com inadimplência são reduzidos e gastos com cobranças e prejuízos com a falta de capital em razão dos atrasos na composição do caixa são bastante atenuados. Ou seja, o limite de crédito traz muito mais regularidade para as atividades da empresa.

Análise Financeira

Para realizar o cálculo do limite de crédito é necessário efetuar uma análise financeira da empresa, a partir da atividade que ela desenvolve no mercado. Solicite documentos que comprovem a renda do cliente como o contrato social e o demonstrativo do faturamento bruto dos últimos meses, por exemplo.

Nesse sentido, também é preciso considerar o ramo em que a empresa atua, seu objeto social e a quantidade média de vendas que ela faz. Portanto, é necessário levar em conta um conjunto de informações como:

  • tamanho da empresa;
  • tempo que a empresa está atuando no mercado;
  • capital social;
  • balanço patrimonial;
  • DRE (Demonstração do Resultado de Exercício);
  • referências no mercado;
  • fontes de financiamento;
  • preços dos produtos/serviços ofertados;
  • prazos de pagamento;
  • classificação de risco.

A partir desses critérios, e de outros que forem considerados convenientes, o analista define um teto máximo de concessão de crédito.

Conclusão

Por fim, o conselho é que se faça uma consulta em órgãos de proteção ao crédito, a fim de verificar se existe alguma restrição. Essa medida é essencial, principalmente, se o cliente é novo e, dessa forma, não há histórico conhecido.

Após fazer todas essas avaliações, é necessário decidir se a empresa solicitante do crédito está apta para obtê-lo. Em caso positivo, você precisará definir de quanto será esse limite, levando em conta que ele não deve ser muito alto nem muito baixo.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

5 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

5 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

5 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

5 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago