Imagem por @freepik / freepik / editado por Jornal Contábil
O Pix chegou no Brasil revolucionando o mercado financeiro devido ao seu funcionamento de transferência instantânea a qualquer momento do dia.
Segundo o Banco Central, a transação instantânea superou inclusive as operações realizadas com cartão de crédito e de débito.
Um dos pontos que fez com que o Pix ganhasse de vez o gosto do brasileiro está na ausência de taxas para a realização de transferências.
No entanto, com tamanha popularidade, realizar transações com o Pix requer alguns cuidados especiais, como a verificação dos dados antes do envio da transferência para uma determinada pessoa ou empresa.
Isso porque ao transferir o dinheiro para uma chave Pix que não seja a correta pode fazer com que você envie dinheiro para uma pessoa que não tem nada a ver com a transação, podendo ficar no prejuízo.
Nesse sentido, uma das principais pesquisas relacionadas às transferências pelo Pix está na possibilidade de cancelar um Pix enviado errado. Mas será que realmente é possível cancelar essa operação após enviado?
Infelizmente não! Como o Pix se trata de um sistema de transferência instantânea, ou seja, que se leva pouquíssimos segundos para ser realizado, não existem mecanismos que podem cancelar a operação após seu processamento.
Conforme informado pelo Banco Central, esse tipo de transferência instantânea só pode ser interrompida antes que o usuário realize a confirmação do pagamento.
Dessa forma, quem envia um Pix errado, independente do banco que esteja utilizando, não terá a opção de cancelar a transferência realizada.
Dessa forma, a recomendação do Banco Central é que o cidadão confirme absolutamente todos os dados e chaves antes do envio da transferência.
Apesar de não ser possível cancelar um Pix enviado errado, o Banco Central disponibiliza desde novembro do ano passado o Mecanismo Especial de Devolução (MED).
O MED é destinado a agilizar o ressarcimento de usuários que são vítimas de fraude ou de falha na operação das instituições financeiras.
Nesse sentido, um usuário que foi vítima de golpe, o banco do qual partiu a transação possui um período de 90 dias para solicitar o dinheiro de volta para a instituição de destino.
Logo, o banco que recebe a solicitação de devolução que se encarregará de fazer uma análise, onde, durante o prazo o valor em questão fica bloqueado.
Assim, ao se confirmar que houve fraude ou falha operacional, o banco deverá notificar o usuário da conta que recebeu a transferência e posteriormente realizará a devolução do dinheiro.
Vale lembrar que o Mecanismo Especial de Devolução é utilizado exclusivamente para casos de fraude e falha em operações financeiras, ou seja, o cidadão que simplesmente enviou o dinheiro para uma pessoa errada ou ainda que tenha colocado um valor diferente, não existe uma ferramenta a ser utilizada.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…