O balanço patrimonial é uma ferramenta fundamental para entender qual é o valor dos ativos da sua empresa. O problema é que as informações nele podem levar a enganos, pois nem todos os ativos são avaliados da mesma maneira. Se aprender noções básicas sobre como compreender a avaliação de ativos, você terá uma visão melhor do valor real dos ativos da sua empresa.
Alguns ativos são indicados com o valor justo de mercado, que é o preço pelo qual seriam vendidos em um mercado sólido. No entanto, em caso de dúvida, os contadores geralmente subestimam a posição financeira em vez de exagerá-la. Com frequência, o valor dos ativos no demonstrativo financeiro é reduzido, mas raramente pode ser aumentado. E alguns simplesmente não são avaliados. Isso significa que o valor dos ativos da empresa pode ser superior ao registrado no livro contábil.
Esses ativos incluem o escritório, computadores, máquinas e móveis adquiridos pela empresa. Esses bens são registrados com base no custo de compra menos a depreciação acumulada. Os contadores registram uma parte da despesa de depreciação todos os anos com base na vida útil estimada do ativo. O valor dos ativos imobilizados pode ser reduzido se cair drasticamente, mas não pode ser aumentado se houver valorização.
Qualquer terreno da empresa é registrado com base no custo histórico. Como o terreno, em geral, tem uma vida útil ilimitada, os princípios fundamentais de contabilidade determinam que ele nunca deve ser depreciado. Ele também nunca é valorizado, mesmo que o valor de mercado aumente.
O estoque engloba tudo o que é comprado com a intenção de revenda. Ele é registrado com base no preço pago e seu valor deve ser reduzido em caso de obsolescência, dano ou outra desvalorização. No entanto, não pode ser valorizado.
Títulos nos quais a empresa investiu ou que foram adquiridos para negociação e aqueles disponíveis para venda são registrados com base no valor de mercado. Em geral, trata-se do preço pelo qual são negociados na bolsa atualmente.
O fundo de comércio representa os ativos intangíveis que conferem um valor adicional à sua empresa. Uma base de clientes fiéis, uma equipe de engenheiros qualificada e uma marca forte são exemplos de fundos de comércio.
Na maioria das empresas, esses ativos intangíveis não são avaliados nem registrados. O fundo de comércio só é calculado quando uma empresa é comprada ou vendida.
O valor contábil e o verdadeiro valor dos ativos são dois conceitos totalmente diferentes. O valor contábil fornece uma estimativa conservadora dos recursos disponíveis, partindo-se do pressuposto de que a empresa continuará sendo administrada da mesma maneira. Se pretende vender a empresa, no entanto, não é possível confiar totalmente no balanço patrimonial para determinar o valor dela. Em vez disso, converse com um profissional financeiro sobre como avaliar uma empresa. Com intuit
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Com a implementação da Reforma Tributária sobre o Consumo, está previsto o recolhimento mais eficiente…
Hoje, dia 18 de fevereiro de 2025, foi publicada a Nota Técnica EFD-Contribuições nº 010…
A exclusão de mais de 40 atividades do regime do Microempreendedor Individual (MEI) em 2025…
Jorge Calazans Os golpes envolvendo criptomoedas atingiram um novo patamar em 2024, movimentando cerca de…
O Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) é um guia essencial para o empregador doméstico…
Dois concursos da Polícia Federal (PF) estão em andamento em 2025 para alegria dos concurseiros,…