Chamadas

Como comprovar atividade sem registro para a aposentadoria?

A aposentadoria é de direito de todo o trabalhador, mas, durante sua vida profissional muitos empregados acabam exercendo alguma atividade por um bom tempo sem carteira assinada.

Para você entender melhor se uma pessoa que trabalha sem registro vai ter direito de contar este tempo, veja o que diz Lei de Benefícios da Previdência:

“Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: a) aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado“.

Especialistas em direito analisam que o artigo não menciona a obrigação de registro em carteira, pela lei, ao existir a prestação do serviço, em caráter não eventual, com subordinação e remuneração, o trabalhador está automaticamente filiado à Previdência Social.

Desta forma, em muitos casos será possível incluir um período sem registro como tempo de contribuição para conseguir a aposentadoria.

Comprovação

Você sabendo ser possível contar tempo de trabalho sem carteira assinada para aposentadoria, precisa também saber que será necessário comprovar este tempo para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O INSS e a Justiça não aceitam só a prova testemunhal como comprovação de tempo trabalhado. Vai ser preciso que você comprove também através de documentos que vai poder ser utilizado para confirmar o que foi testemunhado. A prova testemunhal só será permitida em casos muito especiais.

Documentação que comprova o tempo sem registro

O trabalhador que ficou um bom tempo exercendo uma atividade sem registro em carteira, poderá comprovar este período apresentando algum documento que certifique o exercício da atividade.

Confira:

Ficha de registro;
Holerites;
Recibos de pagamento
Documentos de férias
Extratos bancários contendo depósitos
Documentos do sindicato
Fotos trabalhando

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

13 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

14 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

14 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

15 horas ago