Imagem de Lalmch por Pixabay
A pensão por morte é um importante benefício previdenciário deixado para os familiares do segurado falecido. Contudo, dentre as regras e condições para garantir acesso ao benefício, uma em questão é de fundamental importância é a comprovação da dependência econômica.
Porém, quando se fala em comprovação de dependência econômica para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), muita gente fica em dúvida sobre o que pode ou não ser apresentado para garantir a concessão do benefício.
Se você também tem essa dúvida sobre o que pode ser utilizado como prova de dependência econômica de modo a garantir o acesso à pensão por morte, este artigo é para você.
De antemão podemos esclarecer que, no caso dos companheiros, cônjuges e filhos não é preciso comprovar a dependência econômica do falecido para a concessão da pensão por morte. Nesses casos a dependência econômica é presumida.
Em outras palavras, o fato de você já ser casado, estar em uma união estável ou ser filho menor de 21 anos, já é motivo suficiente para garantir a concessão da pensão por morte.
Logo, quando você for requerer o pedido da pensão por morte, será preciso apenas apresentar a Certidão de Casamento ou de União Estável. Para os filhos basta apresentar a Certidão de Nascimento que contenha o nome do falecido.
Para que filhos maiores de 21 anos possam continuar recebendo a pensão por morte, é obrigatório que o mesmo tenha algum tipo de deficiência grave, onde o benefício será pago enquanto durar a deficiência.
Neste caso, para requerer a pensão por morte será preciso apresentar documentos que comprovem a condição do filho, como, por exemplo:
Caso você não tenha formalizado a união estável, você deverá comprovar que essa união existia através dos seguintes documentos:
Ao garantir a comprovação da união estável, não será preciso apresentar outros documentos de dependência econômica, pois como dito anteriormente, neste caso a dependência é presumida.
Quando os pais envelhecem é muito normal encontrarmos situações onde os filhos acabam ajudando os seus pais nas finanças, de modo a depender economicamente dos mesmos.
Caso você seja pai ou mãe do segurado falecido e precisa comprovar a dependência econômica para o INSS de modo a garantir a pensão por morte, será possível apresentar:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…