Foto: Agência Brasil
Grande parte dos trabalhadores tem dúvidas sobre este assunto, pois, muitas pessoas dizem que perdendo a carteira é possível recuperar os dados pela carteira digital, o que muitos não sabem é que não é tão simples assim.
É certo que o INSS tem alguns arquivos de todo trabalhador brasileiro, porém, caso você precise requerer algum benefício futuramente e faltar dados no INSS, provavelmente se você não tiver como provar, a chance do seu benefício ser negado é grande, pois não cabe ao INSS juntar todas as provas, isso é de responsabilidade do segurado.
O que muitos não sabem, é que o próprio trabalhador pode calcular a sua contribuição para o INSS, ele poderá fazer isso pela internet sem precisar ir até uma agência do INSS.
A guia de recolhimento pode ser gerada para um mês especifico ou para um período, desde que esteja dentro dos últimos 5 anos.
Veja o passo a passo:
Depois disso você vai ser direcionado para o site da Receita Federal, onde deve ser informado sua categoria de contribuinte e o numero de identificação do trabalhador ou PIS.
Este é o tópico mais importante, pois é através desses registros que você vai comprovar os lugares onde trabalhou, o salário que recebia e o tempo de trabalho.
Todas essas informações são necessárias para o cálculo das contribuições do INSS ou FGTS.
Depois que o trabalhador fizer uma nova solicitação, é necessário que ele se dirija ate um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, levando os documentos que comprovem seus antigos cargos.
Caso o trabalhador não tenha esses documentos citados ele deve procurar as empresas em que já trabalhou e solicitar novos lançamentos em sua Carteira de Trabalho, caso a empresa estiver fechada, o trabalhador precisa buscar contato com um agente da Superintendência Regional do trabalho.
Neste caso, você pode escolher com qual das duas quer continuar, as duas tem de estar registradas normalmente.
SIM, a primeira “1° via” e a segunda “2° via”, mais de 2 vias, a sua carteira de trabalho recebera o nome de via de continuação. ´
Não existe um limite, pois, o documento pode estragar com o tempo ou não ter mais espaço para anotações, o principal é ter todas as informações, para não ter dor de cabeça do futuro.
Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…
O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…
A temporada do Imposto de Renda (IR) é um período crucial para escritórios contábeis, representando…