Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Estar com o nome sujo é algo complicado, principalmente na hora de pedir um empréstimo numa instituição financeira. Dificilmente que está com o nome negativado conseguirá o crédito.
Para as pessoas com o nome sujo e sem expectativa, a Caixa Econômica Federal está oferecendo uma modalidade de crédito para quem está negativado no SPC/Serasa.
A forma do banco oferecer um crédito para quem está negativado é emprestar o valor necessitado em troca de uma hipoteca de algum bem valioso equivalente ao dinheiro que foi liberado, ou seja, é uma garantia para que o banco tenha certeza que o solicitante irá pagar a dívida.
Este empréstimo poderá chegar até R$ 100 mil. Outra garantia que o banco permite que seja usado para o empréstimo, é o saldo atual do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
É bom saber que o banco raramente tem prejuízo ao oferecer está possibilidade de crédito.
Nesta modalidade, mesmo estando negativado ou com o score no Serasa no vermelho, será mais fácil ter um pedido de crédito aprovado.
Os valores de empréstimo nesta categoria vai variar conforme o bem que será penhorado, podendo chegar até R$ 100 mil. A Caixa disponibiliza quantias, com base em 85% sob o valor do que foi ofertado como garantia.
Veja o que você pode penhorar para conseguir um empréstimo na Caixa Econômica:
Mas, fique atento, penhorando um bem de valor para ter acesso a um empréstimo na Caixa, será necessário que você pague as mensalidades em dia, ao não quitar o débito, o bem que você penhorou será leiloado.
Para quem não tem bens valiosos para disponibilizar como garantia, a Caixa irá permitir que você use o seu saldo no FGTS como garantia para ter o empréstimo liberado. Sendo que só é possível utilizar até 10% do valor presente na conta do fundo, ou 40% em casos de demissão sem justa causa.
No momento que você escolhe o FGTS como garantia, e deixa de pagar as mensalidades, o banco vai tirar direto do fundo, o valor correspondente à dívida.
Quem deseja requerer o empréstimo, é recomendado entrar em contato com a Caixa para saber mais detalhes.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…
O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…