Designed by @pressfoto / freepik
Existem situações onde mesmo com o “nome limpo”, ou seja, sem estar com restrições no SPC ou Serasa você não consegue obter crédito junto aos bancos.
Essa dificuldade pode estar acontecendo, pois, o seu nome pode estar incluído no Sistema de Informação de Crédito do Banco Central do Brasil, também conhecido como Bacen.
No artigo de hoje explicaremos o procedimento para realizar a consulta do seu nome e identificar se ele está mesmo neste sistema.
No Sistema de Informação de Crédito ficam os registros de todas as movimentações de crédito com valores superiores a R$200,00 como a movimentação do seu cartão de crédito, por exemplo.
Este sistema é regido pelo Bacen e tem suas informações recebidas por instituições financeiras, lembrando ser obrigatório que elas mantenham os dados dos seus clientes sempre atualizados.
Ter o seu nome junto a essa lista do Banco Central pode ser prejudicial, pois as empresas de crédito a utilizam como uma ferramenta para realizar consultas de históricos financeiros.
Isso significa que as empresas consultam suas movimentações financeiras, e levando essas informações em conta elas decidem se vão ou não liberar crédito ao solicitante.
Agora que você já sabe que a lista se refere ao extrato do Registro de Informações do Banco Central, explicarei o passo a passo para consultar se o seu nome está nela. Como mencionamos, as empresas de créditos têm por obrigação alimentar as informações junto ao Bacen.
O acesso a essas informações pode dar um pouco de trabalho, entretanto possuir um certificado A3 facilita o processo, pois por meio dele a comprovação da sua identidade é realizada mais facilmente o que torna mais simples o acesso à informação.
Atualmente você possui 4 maneiras de realizar a consulta desta lista, confira quais são elas:
O acesso informado será o dos últimos 24 meses, ou seja, a informação não irá constar neste registro por tempo indeterminado, caso tenha acontecido com você de ter deixado de realizar o pagamento de alguma conta no passado, se buscar manter suas finanças em dia gradualmente seu nome sairá dele.
Para quem tem urgência de retirar o nome do registro é necessário realizar o pagamento da sua dívida, pois, quando o pagamento da mesma é efetuado o seu nome necessita sair do cadastro dentro de um prazo de 5 dias.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…