Como corrigir uma Nota Fiscal Eletrônica (NFe)? Entenda o que fazer em caso de erros

Todo mundo está sujeito a cometer erros em qualquer parte de um processo. Alguns são mais simples de serem resolvidos, enquanto outros dão um pouco mais de trabalho. Uma dúvida recorrente de empresários e gestores é como corrigir uma Nota Fiscal Eletrônica (NFe). Será que tem jeito?

Há algumas maneiras de contornar esse problema, uma vez que quando a NFe estiver com o status “Autorizado” no sistema da SEFAZ não é possível mais fazer alterações. Qualquer mudança que você tente fazer invalidará a assinatura digital. Por isso, apresentamos aqui quatro possíveis soluções às quais você pode recorrer.

Cancelamento de Nota Fiscal

A primeira alternativa para correção de uma Nota Fiscal Eletrônica é providenciar o seu cancelamento. Entretanto, para isso é preciso que a mercadoria não tenha circulado ainda e o cancelamento precisa estar dentro de prazo limite: até 7 dias (ou 168 horas) a contar da data de emissão do documento.

Vale lembrar ainda que os prazos não são unificados em todo o território nacional. Isso significa que em alguns estados o limite pode ser maior ou menor. Por isso, confirme essa informação consultando diretamente a SEFAZ do seu estado. Se estiver dentro do prazo, cancelar a nota incorreta e emitir outra é a maneira mais simples e rápida de resolver o problema.

https://www.jornalcontabil.com.br/imposto-de-nfe-no-simples-nacional/

Emissão de Nota Fiscal Complementar

Outra opção de correção é emissão da chamada “Nota Fiscal Eletrônica Complementar”. No entanto, ela se aplica apenas a casos em que a correção a ser feita é um acréscimo no valor total. Nenhuma outra alteração é permitida. Se não for esse o problema, então recorra ao cancelamento da nota se ainda estiver dentro do prazo.

Note ainda que falamos aqui de acréscimo de valor, ou seja, se for preciso alterar o valor para baixo então esse procedimento não é válido. Por fim, tenha em mente que a NFe complementar deve se referir à mesma nota fiscal original, caso contrário essa mudança não será validada.

Nota Fiscal de Substituição e Anulação

Vamos supor que as duas primeiras opções não se aplicam à sua situação. O que fazer então? A terceira via é fazer uma anulação eletrônica de valores por meio de uma Nota Fiscal de Substituição e Anulação. Esse procedimento pode ser feito em até 60 dias a contar da data de emissão da nota fiscal original.

Porém, também há restrições. Ela só pode ser emitida se o problema em questão for a cobrança de um valor maior, ou seja, quando você precisa reduzir o valor final. Nos demais casos, sejam eles quais forem, esse procedimento não se aplica. Há ainda mais um detalhe a ser observado, relacionado à Inscrição Estadual do comprador da mercadoria.

Se a empresa do comprador não tiver Inscrição Estadual, o tomador do produto precisará emitir uma declaração de anulação do serviço de transporte, indicando dados como número, valor e data da NFe original, além de mencionar a razão do erro. Somente de posse desse documento é que a sua empresa pode emitir a NFe de Anulação. Caso a empresa compradora tenha Inscrição Estadual, ela deverá emitir uma NFe de Anulação de Valores.

Carta de correção

Por fim, se nenhuma das possibilidades acima forem válidas para a sua empresa, a solução é recorrer a uma Carta de Correção Eletrônica (CC-e), que deve ser transmitida à SEFAZ. Por meio dela, o emissor da nota poderá fazer as devidas correções em campos específicos, mas também há algumas limitações.

Não podem ser modificadas as variáveis que determinam o valor do imposto (base de cálculo, alíquota, preço, quantidade ou valor da parcela, entre outros) e nem pode ser modificado o destinatário. A data de emissão da nota ou da saída da mercadoria também não pode ser alterada.

Há limites ainda com relação ao prazo. A CC-e só pode ser transmitida até 30 dias (720 horas) após o autorização da NF-e. É válido lembrar ainda que uma NF-e poderá ter, no máximo, 20 CC-e. Não há um modelo padrão para a carta de correção, mas seu conteúdo não pode extrapolar os mil caracteres.

Conteúdo via sage

Ricardo

Redação Jornal Contábil

View Comments

Recent Posts

Pix por Aproximação entra em vigor nesta sexta-feira

O Pix, sistema de pagamento instantâneo do Brasil, tem se destacado pela sua rapidez e…

13 minutos ago

Empréstimo do saque-aniversário do FGTS bloqueado? O que está acontecendo

Olá! Se você está enfrentando dificuldades para antecipar o saque-aniversário do FGTS em 2025, saiba…

16 minutos ago

Empresa de Petróleo abre concurso para contador; R$ 9 mil de salário

Se você é contador e está em busca de uma oportunidade no setor de petróleo…

24 minutos ago

Operações de M&A: Um Guia Completo para Entender Fusões e Aquisições

As operações de fusões e aquisições (M&A, do inglês Mergers and Acquisitions) são processos complexos…

31 minutos ago

Ficou sem restituição do IRPF em 2024? Receita libera novo lote

Se você declarou o Imposto de Renda de 2024, mas até agora não recebeu sua…

31 minutos ago

Impacto da Reforma Tributária no setor Farmacêutico: os remédios vão ficar mais caros?

A recente Reforma Tributária impactou diretamente o setor farmacêutico ao modificar o sistema de impostos…

35 minutos ago