Atualmente é cada vez mais comum e mais frequente conhecermos alguém que teve o número de telefone ou ainda o cartão de crédito clonado.
Essa situação se agravou ainda mais com o uso de aplicativos de mensagens instantâneas como é o caso do WhatsApp, o que acaba gerando aquela pulga atrás da orelha “será que meu WhatsApp foi clonado?”.
De antemão podemos dizer que dá pra descobrir se você teve o seu WhatsApp clonado seguindo algumas simples dicas que podem contribuir e muito com a sua segurança e a de seus contatos.
Como descobrir se meu WhatsApp foi clonado?
De modo geral é importante esclarecer que o WhatsApp não pode efetivamente ser clonado sem que o usuário do aplicativo perceba essa situação tendo em vista que é impossível usar o mesmo número do WhatsApp em dois celulares ao mesmo tempo.
Logo, caso alguém tenha conseguido acesso e ainda autentique o seu número de telefone em outro aparelho, você como usuário será reportado por meio de um aviso de que o seu número está sendo utilizado em outro lugar.
Esse aviso pedirá para você verificar o seu aparelho, onde, ao tocar em “Confirmar” e autenticar o seu número, sua conta deve ser ativa novamente no seu celular.
Contudo, será necessário entender o porque o seu número foi clonado ou ainda se você recebeu m código de seis dígitos que não pediu.
Sendo assim, a melhor maneira de preservar a sua conta no WhatsApp é sempre ativar a verificação em duas etapas, dessa maneira, você definirá um PIN com 6 dígitos que será pedido sempre que for realizado o login.
Outros pontos de atenção
Uma outra maneira de identificar se o seu WhatsApp está sendo acessado por outra pessoa é a verificação de mensagens estranhas na ferramenta, que não foram enviadas por você, nesse caso, desconfie!
Outra situação para ficar de olho é o WhatsApp Web. Apesar de ser uma excelente ferramenta para se utilizar no computador e notebook.
Todavia, caso esteja desconfiado de que seu WhatsApp foi clonado, vá até a aba “WhatsApp Web” e desconecte todas as sessões ativas, ou ao menos revise em quais aparelhos está conectado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp