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A crise econômica que o país vem enfrentando por conta do coronavírus tem afetado bastante as rotinas das empresas. Um dos piores impactos é a queda no volume de vendas, que compromete o faturamento e a margem de lucro esperada.
Para driblar os efeitos da crise é preciso mudar hábitos, adotar novas ideias e, principalmente buscar soluções criativas. Saiba mais sobre o assunto no artigo de hoje!
O mercado é o primeiro a apresentar os efeitos da crise. Enquanto os clientes mudam seus hábitos de consumo, os concorrentes também estão buscando meios de contornar a queda nas vendas. Portanto, além de estar atento ao que os consumidores estão buscando, é importante monitorar o que as outras empresas estão fazendo e tentar aplicar as melhores práticas aos seus processos de negócio.
Outra opção é avaliar, também, quais são as principais reclamações dos clientes da concorrência a respeito dos seus produtos e serviços e pensar em meios de conseguir cobrir essa deficiência, atraindo um público maior.
Um assunto muito falado — mesmo quando não existe uma crise econômica — e muito cobrado dos gestores é a redução de custos. Isso acontece pois ela ajuda a manter a empresa competitiva no mercado. Porém, em épocas como essa, não basta fazer cortes nos gastos, é preciso também alcançar eficiência.
Um bom exemplo disso é conseguir manter os mesmos preços com seus fornecedores, mesmo para compras realizadas em menor escala. Dessa forma, ambas as empresas podem se beneficiar.
Além de buscar melhorar o planejamento e a execução de aspectos inerentes ao negócio, vale lembrar que o aperfeiçoamento e a qualificação também são muito importantes. Eles ajudam a desenvolver mais conhecimento e novas habilidades, que podem ser colocados em prática, contribuindo para que os resultados se aproximem cada vez mais do objetivo.
Os clientes são o ponto mais importante de uma empresa. Sem eles, o negócio é incapaz de sobreviver. Portanto, outra forma de driblar os efeitos da crise é buscando estreitar esse relacionamento e, na medida do possível, criar uma conexão emocional com eles.
Isso pode ser feito por meio das análises do seu perfil, compreensão das suas necessidades e da criação de meio para satisfazê-las, melhorando sua experiência com o negócio. Também vale a pena investir em novos canais de atendimento e relacionamento — as redes sociais são uma opção viável e barata para fazer isso.
No momento de traçar os objetivos e metas, por mais que todos os gestores tenham vontade de alcançar novos patamares e ver o negócio crescer, é preciso avaliar todos os aspectos de forma realista. Isso é necessário pois todas as estratégias serão criadas a partir dessa definição e toda a operação depende delas para tomar ações mais assertivas.
O risco de criar metas otimistas é, por exemplo, estipular um valor de faturamento bem mais alto do que é possível alcançar e fazer com que os vendedores fiquem desmotivados, por não atingirem o objetivo.
Todas as oportunidades e pontos que precisam de melhoria devem ser aproveitados pelo gestor para conseguir contornar os efeitos da crise. Porém, para conseguir se destacar no mercado, é preciso encantar os clientes e, se possível, ir além de suas expectativas.
O que achou desse artigo? Algumas das dicas citadas já são colocadas em prática em sua empresa? Compartilhe suas experiências e aproveite para contribuir com mais conhecimento!
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Fonte: BizCapital
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