Chamadas

Como escolher um contador de confiança e evitar cair em golpes

Já diz o velho ditado: “Quando a esmola é demais, o Santo desconfia”. Isso se aplica em várias situações da nossa vida. E uma delas chama a atenção para falsos profissionais que aparecem querendo oferecer vantagens até demais.

No setor contábil, há vários exemplos de falsos profissionais que se apresentam como contadores. Estes oferecem seus serviços e em troca prometem zerar débitos e fazer dívidas tributárias de empresas desaparecerem. Cuidado!! Isso é golpe na certa!! 

Mas como fazer para evitar golpes, identificar um real profissional e saber duvidar de uma situação suspeita? Vejamos a seguir algumas dicas valiosas.

leia também: O Que É Fraude Contábil E Quais São Suas Punições

Como identificar um falso contador

De acordo com a Receita, quem procura um contador deve ficar atento a comportamentos típicos. Por exemplo escritórios ou profissionais que fixam preço pelo serviço atrelado ao valor de uma eventual restituição devem ser preteridos. O mais adequado é que se cobre um valor fixo pelo serviço, recomenda a Receita.

Outra dica é desconfiar de promessas muito ambiciosas, como casos em que se oferece restituição de imposto de renda “gorda” mesmo a pessoas que nem têm Imposto de Renda descontado na fonte.

Se a oferta for de tirar muita vantagem e oferecer ressarcimentos além do que se estabelece no mercado, pode fugir que isso é trambique na certa!

Além disso, pedir indicações de pessoas que já conheçam o trabalho do contador e conhecer pessoalmente o escritório em que ele atua podem ajudar a fugir de eventuais problemas.

Imagem: Freepik / editado por Jornal Contábil

Checar credenciais

Para não cair em ciladas, outra boa dica  é que o contribuinte consulte o site do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de seu estado. Verifique se o prestador de serviço tem um registro profissional ativo.

Afinal, assim como em diversas profissões, como médico, dentista, advogado, para se apresentar como contador é necessário que esse esteja registrado no Conselho Regional de Contabilidade. 

O registro ativo em CRC serve para atestar a habilitação profissional para o exercício das atividades. Ela só se conquista a partir do momento em que o candidato – com formação em Ciências Contábeis – tem aprovação no Exame de Suficiência, aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Profissionais de áreas correlatas, como Administração e Economia, mesmo com uma especialização em Contabilidade, não têm direito de realizar o Exame de Suficiência e obter o registro no CRC.

A orientação do Conselho Federal (CFC) aos contribuintes para que não caiam em golpes, é que sempre exijam a apresentação da certidão de habilitação profissional. 

O Decreto-Lei n.º 9.295, de 27 de maio de 1946 estabelece que só pode exercer a profissão contábil um contador ou técnico em contabilidade devidamente registrado no CRC. 

O descumprimento dessa exigência acarreta penalização administrativa e até criminal. Como a responsabilização pela prática dos delitos de estelionato e falsidade ideológica por atuar como contador sem a devida inscrição no órgão representativo da categoria.

Nos sites dos CRCs ou no portal do CFC, é possível consultar a existência e a veracidade do registro de um profissional. 

Leia também: Fraudes Tributárias No Setor De Grãos: Escritório De Contabilidade…

Como denunciar falso contador

Qualquer pessoa física ou jurídica, que se sinta prejudicada ou que seja vítima de alguma irregularidade, pode fazer uma denúncia ou comunicação de irregularidade pelo site do CRC do seu estado ou pelo canal https://cfc.org.br/denuncias/.

De posse dessas informações, o CRC atua para apurar as denúncias. O prazo não é superior a 90 dias com intuito de dar resposta à sociedade.

A denúncia pode ser de forma anônima, se assim a pessoa desejar. 

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

4 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

6 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

11 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

11 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

12 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

12 horas ago