Chamadas

Como está o PL que prioriza o atendimento preferencial ao contador?

Desde o mês de dezembro de 2021, quando apresentado à Mesa Diretora da Câmara, o Projeto de Lei 4572/21 permanece em análise. De autoria do ex-Deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), no momento o PL encontra-se em caráter conclusivo na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

O Projeto garante aos profissionais da contabilidade, exclusivamente no exercício da profissão, atendimento preferencial nas repartições públicas vinculadas à Receita Federal (RFB) e ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O PL 4572/21 está aguardando a designação de relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Por se tratar de caráter conclusivo e, não havendo divergências entre as comissões, segue para o Senado sem precisar passar pelo Plenário da Câmara.

Quais os benefícios do Projeto para a classe contábil?

Basicamente, o objetivo é que o contador tenha prioridade no atendimento em setores públicos ligados à Receita Federal e ao INSS. No entendimento do autor da proposta, existem mais de 530 mil profissionais contábeis registrados, que são os que mais utilizam essas repartições e isso daria mais agilidade. 

“O projeto tem a função de dar efetividade à máquina pública, que ganhará em eficiência de dados gerados e de tempo médio gasto em atendimento e ao mesmo tempo permitirá aos profissionais contábeis, no estrito exercício de suas funções, a representação efetiva dos interesses de seus clientes”, disse o Deputado Otávio Leite, na ocasião da apresentação do Projeto.

Sendo assim, dar prioridade, agiliza não somente o serviço da categoria, assim como também todos os contribuintes por detrás deste profissional.  Para poder se beneficiar com o atendimento preferencial, o texto do PL é específico em dizer que é necessária a apresentação da carteira de identidade profissional válida e regular na hora do atendimento.

O conteúdo do PL afirma que o atendimento precisa ocorrer durante o horário de expediente e independentemente de distribuição de senhas ou de agendamento prévio. Além disso, os profissionais têm o direito de protocolar mais de um serviço por atendimento.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

1 hora ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

1 hora ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

2 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

2 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

2 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

3 horas ago