Designed by Giselleflissak / istockphoto
Passado mais de um ano do anúncio oficial da pandemia de Covid-19, o futuro do trabalho se mostra como o segundo assunto mais falado seguido do vírus.
Os modelos de negócio e fluxos de trabalho tiveram de se adaptar repentinamente sem preparo prévio e, encadeado por esses novos processos, o desejo, comportamento e necessidades dos colaboradores também apresentaram mudanças significativas.
Um estudo da WeWork e da WorkPlace Intelligence, empresa de consultoria de recursos humanos, feito nos Estados Unidos, indicou que 95% dos funcionários, em um cenário pós-pandêmico, desejam retornar às empresas em um modelo híbrido em que possam escolher trabalhar em casa, no escritório ou em qualquer outro ambiente que seja mais confortável para cada um.
É inegável que o home office tem seus benefícios, como economizar tempo de deslocamento, passar mais tempo com a família, reduzir gastos, entre outros.
No entanto, em países onde a disseminação da Covid-19 está controlada, como na Austrália, já é possível observar um movimento claro de retorno aos escritórios, que estão com uma taxa de ocupação de 70% em cidades menos afetadas, similar ao período pré-pandêmico, segundo dados da Harvard Business Review.
O ambiente do escritório, portanto, deixou de ser um lugar de presença obrigatória para toda e qualquer tarefa, para se tornar um espaço onde as pessoas querem estar algumas vezes na semana para trocas formais e informais, que levam à construção da identidade corporativa e a times azeitados, criativos e inovadores.
É exatamente a perda do vínculo entre os colaboradores que tem sido um dos principais debates entre especialistas que discutem como resgatar o sentimento de pertencimento frente ao trabalho remoto.
A WeWork, por ser uma empresa global presente em 38 países e com mais de 700 unidades espalhadas pelo mundo, já lidava com esse desafio antes mesmo do contexto atual bater à porta e foi capaz de acumular experiências em diversos países, o que nos ajudou a manter as nossas equipes unidas, independente do lugar que estivessem.
Tendo essa bagagem, listei algumas das principais recomendações quanto ao modelo híbrido, que funcionaram na dinâmica de trabalho das equipes da WeWork:
Não existe fórmula mágica para a adoção do modelo híbrido. Porém, é certo que, para o futuro do trabalho, um aspecto dele é unânime: a flexibilidade.
Os espaços de trabalho seguirão essa tendência tanto em termos de contratos, que podem aumentar ou diminuir a qualquer momento, quanto em termos de versatilidade de ambientes.
Dados da pesquisa da WeWork citada anteriormente comprovam que 75% dos funcionários renunciariam a pelo menos um benefício em troca da liberdade de escolher seu ambiente de trabalho.
Alcançar esse equilíbrio inteligente será fundamental para, inclusive, atrair e reter novos talentos e é nessa dualidade que as empresas devem encontrar a melhor fórmula para se adaptar às necessidades e preferências dos colaboradores.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…