Imagem De Vergani Fotografia / Adobe Stock / editado por Jornal Contábil
A maioria dos brasileiros que trabalham e contribuem para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em algum momento já se questionaram ou ainda vão se questionar sobre como conseguir se aposentar recebendo o teto máximo pago pelo Instituto.
Em caso de dúvidas, o teto máximo do INSS diz respeito ao valor máximo que a Previdência Social paga em um de seus benefícios, teto este que em 2022 é de R$ 7.087.
Inicialmente, é extremamente importante esclarecer que o valor da aposentadoria dos trabalhadores é calculado com base no valor que o mesmo contribuiu durante toda sua vida profissional.
Sendo assim, para que o segurado consiga se aposentar com o teto máximo do INSS é necessário que anualmente, as contribuições feitas pelo trabalhador seja com base no valor máximo permitido do INSS, valor este que em 2022 é de R$ 7.087,22.
Já o segundo ponto a se destacar é que desde que a Reforma da Previdência entrou em vigor em 2019, a forma de cálculo dos benefícios previdenciários foi alterada.
Isso porque o cálculo para a concessão da aposentadoria utiliza como base a média de todas as contribuições realizadas pelo segurado desde 1994, ou seja, a regra dificulta o recebimento da aposentadoria com no valor do teto máximo do INSS.
Além disso, dessa média de todas as contribuições, o segurado deve receber 60% desse valor, acrescido de 2% para cada ano de contribuição, acima de 20 anos no caso dos homens e de 15 anos para as mulheres.
Conforme regras da Reforma da Previdência para que as mulheres possam receber 100% da média de todas as suas contribuições será necessário contribuir por aproximadamente 35 anos, já para os homens será necessário contribuir por 40 anos.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…