Empresas do grupo:

Início » Como fazer o 13º salário render mais?

Como fazer o 13º salário render mais?

por Ana Luzia Rodrigues
3 minutos ler
Designed by @freepik / freepik

Todo trabalhador de carteira assinada tem o direito de receber o 13º salário. O bônus salarial é uma das saídas para o aperto econômico no qual a maioria dos brasileiros se encontra. Porém, existem aquelas pessoas que gostariam de investir esse dinheiro.

A grande questão é: onde aplicar esse valor para que possa render um pouco mais? É seguro investir? Como fazer? Entenda a seguir.

Onde investir o 13º salário?

Pensando em economizar um pouco para o futuro, uma boa opção é poupar o 13º. Afinal, algo que a pandemia também reforçou foi a necessidade de construir uma reserva de emergência. Por isso, entenda onde vale a pena aplicar esse dinheiro.

Investimento de curto prazo

Se a intenção é guardar o valor do 13º para usá-lo em até seis meses, a melhor escolha é o CDB. Existem CDBs que contam com rentabilidade de 133% do CDI. Esse ganho é considerado maior que o do Tesouro Selic, por exemplo.

Investimento de médio prazo

Já quem pode esperar um pouco mais, consegue uma rentabilidade maior, quanto mais tempo o dinheiro puder ficar investido. É possível achar rentabilidade prefixada de 9,45% ao ano.

Investimento de longo prazo

Agora, o objetivo pode ser deixar o dinheiro guardado por mais tempo e utilizá-lo após um ano. Neste caso é possível encontrar opções com IPCA + 4,45% ao ano, o que garante um retorno sempre acima da inflação. Também vale a pena buscar aplicação prefixada de 13% ao ano, com vencimento de quatro anos.

Não existe uma melhor forma para investir, mas a mais adequada de acordo com o perfil de investidor, o objetivo financeiro e o prazo para o investimento.

Investidores com perfil conservador e moderado e que queiram montar a reserva de emergência, por exemplo, podem optar por investir em ativos de renda fixa, como CDBs e títulos do Tesouro Direto. São opções que oferecem segurança, liquidez e que possuem custos baixos, muitas vezes sem qualquer taxa da parte do banco ou corretora.

Por outro lado, investidores com perfil arrojado e que tenham a reserva de emergência montada podem investir em ativos de renda variável, como ações, fundos de ações ou multimercados. São aplicações que oferecem maior potencial de retorno, embora a contrapartida seja o risco maior e custos como taxas de administração.

O importante é traçar uma estratégia antes. Converse com o gerente do seu banco ou com um profissional que possa esclarecer qual o melhor investimento de acordo com o seu perfil.

Você também pode gostar

Leave a Comment