O documento de Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ). E vamos explicar como ele funciona.
A mudança se deu a partir do ano-calendário 2014, com entrega prevista para o último dia útil do mês de julho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Com isso, a DIPJ foi extinta a partir de 2014.
Vamos entender mais e saber como baixar o programa a ser utilizado neste caso.
No caso do ECF, é obrigado o preenchimento todas as pessoas jurídicas, inclusive imunes e isentas. Vale sejam elas tributadas pelo lucro real, lucro arbitrado ou lucro presumido.
Há exceções:
I – As pessoas jurídicas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), de que trata a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006;
II – Os órgãos públicos, às autarquias e às fundações públicas;
III – As pessoas jurídicas inativas de que trata a Instrução Normativa RFB nº 1.536, de 22 de dezembro de 2014; e
Nos termos da Instrução Normativa RFB nº 1536, de 22 de dezembro de 2014, considera-se pessoa jurídica inativa aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário. Estas deverão apresentar a Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ) – Inativa.
Uma das mudanças na ECF corresponde, para as empresas obrigadas a entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD), à utilização dos saldos e contas da ECD para preenchimento inicial da escrituração. A documentação também pode recuperar os saldos finais do documento anterior a partir do ano-calendário 2015.
Na ECF haverá o preenchimento e controle, por meio de validações, das partes A e B do Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real (e-Lalur) e do Livro Eletrônico de Apuração da Base de Cálculo da CSLL (e-Lacs).
Todos os saldos informados nesses livros também serão controlados e, no caso da parte B, haverá o batimento de saldos de um ano para outro.
A ECF apresentará as fichas de informações econômicas e de informações gerais em novo formato de preenchimento para as empresas.
O prazo de entrega da escrituração foi fixado pelo artigo 3º da Instrução Normativa RFB nº 1.422/2013, reproduzido abaixo:
Art. 3º A ECF será transmitida anualmente ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) até o último dia útil do mês de julho do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira.
O programa validador da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) versão Java pode ser utilizado nos sistemas operacionais abaixo. Ele roda de maneira regular desde que obedeça as seguintes instruções:
1) A máquina virtual java (JVM), versão 1.8, deve estar instalada, pois o programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM.
A Máquina Virtual Java poderá ser baixada acessando o site https://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp
2) Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale:
– Para Windows: SpedEcf_w32-3.0.0.exe
– Para Linux: SpedEcf_linux-3.0.0.bin
Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando “chmod +x
SpedEcf_linux-3.0.0.bin”, “chmod +x SpedEcf-3.0.0_Linux.bin” ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.
Via Arquivei parceiro Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…
O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…
A temporada do Imposto de Renda (IR) é um período crucial para escritórios contábeis, representando…
Em um mercado saturado, a diferenciação é a chave para o sucesso. Empresas contábeis que…
A saúde financeira de uma empresa reside, em grande medida, na eficiente gestão do capital…
O governo federal se prepara para lançar nos próximos dias uma nova modalidade de crédito…