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E-commerce: Veja como fazer uma descrição de produto boa e detalhada

Uma boa descrição de produto para e-commerce pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.
Afinal, é por esse texto que o cliente vai entender as características do item e se a compra atenderá às suas necessidades.
Talvez seja um pouco difícil entender como fazer uma boa descrição e o que essa apresentação deve, obrigatoriamente, conter.
Neste post, vamos mostrar como fazer um material impecável.
Quer aprender?
Então, leia até o final!
Por que a descrição de produto para e-commerce é tão importante?
Imagine a seguinte situação: você quer a camisa do seu time de futebol, e resolveu dar uma procurada em diversos sites para comparar os preços e comprar um item de qualidade.
Uma loja tem um preço ótimo e entrega rápida.
Mas, ao clicar no produto, você tem apenas a foto e um título.
Não encontra mais nada.
Não sabe qual o tamanho, se é uma peça original, de qual material é feita, ou seja, nenhuma informação relevante.
Sentiu segurança para comprar?
Pode ter certeza de que, se o cliente encontrar a mesma situação no seu e-commerce, ele também não ficará muito à vontade para fechar a compra.
Esse exemplo simples retrata muito bem por que investir em uma boa descrição é tão importante.
Sem os dados principais, dificilmente sua loja virtual conseguirá vender bem, pois simplesmente o consumidor não sabe como é a peça.
Outro detalhe importante é o uso de ferramentas de busca na web.
Vamos voltar ao exemplo da camisa?
Se você digitar “camisa do Flamengo”, provavelmente, encontrará algumas opções com o termo relacionado.
Se o seu produto estiver como “camisas de futebol”, dificilmente o torcedor do Flamengo vai chegar na sua oferta, mesmo que você tenha um ótimo uniforme do time para oferecer.
Boas descrições despertam o desejo de compra, ajudam a aumentar o tráfego da sua loja, passam mais confiança e ajudam a esclarecer dúvidas sobre o produto.
Como fazer a descrição perfeita?
Destacamos, aqui, alguns pontos principais para que os produtos da sua loja tenham uma descrição que diminua as dúvidas do cliente.
A ideia é instigar a pessoa a comprar, além de ajudar na localização por sites de busca.
Título
O título é o primeiro ponto de uma boa descrição.
Você pode ter escolhido nomes fofos ou de impacto para o produto, mas dificilmente ele será localizado por essa nomenclatura, a não ser que seu e-commerce já seja muito conhecido e o nome tenha se tornado uma referência (um exemplo disso é o Big Mac, conhecido pelos consumidores de fast-food).
Esse título não pode ser genérico ou longo demais, mas deve trazer as informações importantes do item.
Vamos colocar de forma prática?
Pense em uma jaqueta produzida em couro marrom com aplicações em metal dourado.
Colocar o título apenas como jaqueta marrom, dificilmente, vai atrair o consumidor.
Já informar todos os detalhes, como descrevemos acima, tornaria o título longo demais.
Uma boa solução é: “jaqueta em couro marrom com dourado”.

Palavra-chave
Como usuários de internet, estamos acostumados a usar palavras-chaves para fazer pesquisas em sites de buscas ou lojas.
Você deve aplicar esse mesmo conceito no seu e-commerce, imaginando como o cliente procuraria uma peça.
Escolha uma keyword relevante, e desenvolva a descrição de maneira fluída e convidativa, sem repetir a palavra principal demais ao longo do texto.
Para ajudar a escolher o termo ideal, recomendamos sites como o Google Keyword Planner, o SEMrush e o Ubersuggest.
Material
Exponha com detalhes o material usado para a confecção do produto e suas características.
Indique se a peça é feita de matéria-prima natural ou sintética, se tem costuras reforçadas, se conta com algum componente que possa causar alergias, se pode ser integrada a outros dispositivos etc.
Pense em tudo o que o cliente considera na hora de utilizar o que você está vendendo e inclua essas informações na descrição, de maneira bem clara.
Medidas
As dimensões do produto devem estar bem claras na descrição para evitar problemas com o consumidor.
Pense que ele encontra uma cadeira linda para venda e, ao receber o item, constata que é um móvel infantil.
Certamente, ele ficará bem frustrado, não é mesmo?
Para roupas, não basta indicar tamanhos P, M ou G.
As peças devem ter as medidas de comprimento, largura, circunferência de busto, entre outras informações.
Esses dados são essenciais para diminuir a incidência de erros.
Use termos sensoriais
Uma das desvantagens da venda pela internet é a impossibilidade de provar ou sentir o produto.
Esse obstáculo pode ser vencido com o uso de palavras que provoquem sensações nas pessoas que estão lendo a descrição.
Por exemplo: “esse shampoo tem aspecto leitoso e um agradável aroma de frutas silvestres, com ingredientes ativos que trarão maciez e leveza aos seus cabelos”.
Percebe como essa descrição chama a atenção e a pessoa pode imaginar o efeito que o produto provoca?
Use a voz da marca
Sua loja tem um público jovem?
Tenha certeza de que uma descrição sisuda ou muito séria não vai funcionar muito bem.
Adeque a descrição ao tom de voz adotado pela sua marca, buscando uma proximidade muito maior com o consumidor.
Busque, também, apresentar um enredo que provoque o interesse do leitor, mostrando como o produto se encaixaria na sua rotina e resolveria seus problemas.
Foque o cliente
Pense em como será a experiência do cliente ao ler a descrição do produto.
O texto está claro, objetivo e com todas as informações de que ele precisa?
Respeita o tempo do consumidor — afinal, ele não quer perder horas pesquisando?
O produto mostra como deve ser usado e como resolve as dificuldades do usuário?
Além de informar tudo o que é importante sobre o item, a descrição deve ser fácil e gostosa de ler, pensada sempre em como as pessoas receberão aquele conteúdo.
Ficou claro como fazer a descrição de produto para e-commerce?
Lembre-se de que a Internet é um espaço enorme para divulgação e negócios, mas que também carrega uma grande concorrência.
Investir em descrições feitas com cuidado e um pouco de criatividade pode fazer toda a diferença entre a sua oferta e a de outra loja.

Fonte: Iugu
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MEI: 3 melhores linhas de crédito para o Microempreendedor
Conheça algumas das melhores linhas de crédito disponíveis para o Microempreendedor Individual (MEI) e cuide melhor do seu negócio.

O Microempreendedor Individual (MEI) que já precisou de um empréstimo ou de um cartão, consegue entender como uma linha de crédito pode fazer a diferença para um empreendedor e para melhoria de um negócio.
Uma linha de crédito utilizada corretamente pode ter como finalidade o pagamento de dívidas (com planejamento correto), investimentos em materiais e em muitos outros pontos de um negócio.
Existem diferentes oportunidades financeiras disponibilizadas para o Microempreendedor Individual, desde empréstimos até cartões. Separamos algumas das melhores opções aqui neste artigo para te ajudar.
Cartão MEI

O cartão de crédito MEI é disponibilizado pelo Banco do Brasil, essa é uma linha de crédito oferecida pelo governo que visa auxiliar empreendedores, essa solução financeira fornece diversos benefícios como anuidade zero, parcelamento de compras à vista e crédito facilitado.
Se você está com dificuldades para conseguir um cartão de crédito, essa pode ser uma ótima opção para investir no seu negócio. O cartão está disponível somente para correntistas Pessoas Jurídicas do Banco do Brasil, portanto, é importante acessar o site do cartão e se informar.
Leia também:
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- MEI: 3 melhores linhas de crédito para o Microempreendedor
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Cartão de crédito BNDES

O cartão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) permite que o empreendedor compre produtos e serviços com cadastro no Portal de Operações do BNDES, aproveitando as condições especiais de pagamento.
Esta linha de crédito direcionada para pequenos negócios possui juros baixos, além da possibilidade de parcelar as compras em até 48 vezes. Entretanto, é preciso se atentar ao uso do cartão, que deve ser utilizado apenas para investimentos no empreendimento.
BNDES Microcrédito

Os financiamentos são de até R$ 21 mil, podendo financiar Capital de giro e investimentos como obras civis. A taxa de juros desse empréstimo é negociada entre o agente operador e o cliente, limitada a 4% ao mês.
A solicitação pode ser por meio do Canal MPME ou por meio de agentes operadores do BNDES na sua região.
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Frei Gilson: Do Fenômeno Religioso à Polêmica Política nas Redes Sociais
Frei Gilson, líder religioso popular nas redes sociais, torna-se centro de polêmica política após declarações controversas e menção em investigação da PF, gerando debate intenso entre bolsonaristas e o campo da esquerda.

Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo, um sacerdote de 38 anos, emergiu como uma figura controversa nas redes sociais, desencadeando um debate acalorado entre diferentes espectros políticos e religiosos no Brasil.
Ascensão e Declarações Polêmicas
- Conhecido por suas transmissões ao vivo de orações durante a Quaresma, Frei Gilson conquistou uma vasta audiência online.
- No entanto, declarações passadas, como a afirmação de que mulheres foram criadas para “curar a solidão do homem” e alertas contra “os erros da Rússia” (uma alusão ao comunismo), geraram críticas e debates.
Trajetória Religiosa e Popularidade
- Natural de São Paulo, Frei Gilson iniciou sua jornada musical aos 14 anos e ingressou na vida religiosa aos 18, sendo ordenado em 2013.
- Ele faz parte da congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo e lidera o Ministério de Música “Som do Monte”, acumulando milhões de seguidores e ouvintes em diversas plataformas.
- Dados da popularidade do Frei Gilson nas redes sociais.
- Instagram: Ele ganhou 1,35 milhão de seguidores.
- YouTube: Foram 710 mil novos inscritos, saindo de 6,05 milhões para 6,75 milhões.
- TikTok: Ganhou 180 mil novos seguidores, chegando a 856,6 mil.
Envolvimento em Investigação Política
- O nome de Frei Gilson surgiu no relatório da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
- A PF indicou que ele teria recebido a “oração do golpe” do padre José Eduardo de Oliveira e Silva, embora não tenha sido indiciado nem denunciado.

O Embate nas Redes Sociais
- A polêmica em torno de Frei Gilson se intensificou após uma publicação de Bolsonaro, atraindo a atenção de políticos de diferentes espectros.
- O volume de menções ao frei em plataformas digitais cresceu significativamente, com um aumento expressivo após o Dia Internacional da Mulher.
- Dados da consultoria Palver sobre menções nas redes sociais.
- No dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher) ocorriam 5 menções a cada 100 mil mensagens.
- Dois dias depois o volume subiu para 55 menções a cada 100 mil conteúdos.
- O post de Bolsonaro sobre frei GIlson foi a postagem com maior número de menções no X, de acordo com dados compilados pela consultoria Bites.
- A adesão de políticos apoiadores de Bolsonaro com forte base nas redes, como os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carlos Jordy (PL-RJ), fortaleceu o movimento no campo conservador.
- Em resposta, parlamentares aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se manifestaram, intensificando o debate.
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Análise do Cenário
- A controvérsia em torno de Frei Gilson expõe a polarização política e ideológica presente no Brasil, com as redes sociais desempenhando um papel central na disseminação e amplificação do debate.
- A figura do líder religioso se tornou um ponto de convergência para diferentes grupos, cada um interpretando suas declarações e ações à luz de suas próprias convicções.
- A CNN busca contato com o frei Gilson para comentar o caso. O espaço está aberto.
Considerações
- É importante ressaltar que a interpretação das declarações e ações de Frei Gilson varia entre os diferentes grupos envolvidos no debate.
- O caso destaca a complexidade da relação entre religião, política e redes sociais, com o potencial de gerar controvérsias e debates acalorados.
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INSS alerta sobre mudança nos benefícios previdenciários
O INSS publicou uma nota informando os segurados sobre uma mudança no recebimento dos benefícios previdenciários.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma nota nesta sexta-feira (14) informando os segurados sobre um ponto importante do recebimento de benefícios previdenciários que mudou a partir de hoje.
O órgão informou que um menor sob guarda é equiparado a filho para fins de recebimento de benefícios previdenciários e deu mais explicações sobre a alteração que pode causar muitas dúvidas.
Portanto, em caso de morte de um segurado, caso algum menor de idade que esteja sob a guarda do segurado, ele terá direito o mesmo direitos de um filho, é o que determina a Lei n.º 15.108 de 2025.
A mudança no INSS
Com a publicação da nova lei no Diário Oficial da União, o § 2.º do art. 16 da Lei n.º 8.213 foi alterado, agora o menor sob guarda judicial será equiparado ao filho, mediante declaração do segurado e desde que não possua condições suficientes para o próprio sustento e educação.
Portanto, a nova regra permite que isso aconteça para fornecer amparo financeiro para o sustento do menor na condição de dependente financeiro, caso o responsável seja preso ou venha a óbito.
A partir de hoje (14/03), o enteado, o menor tutelado e o menor sob guarda judicial são equiparados aos filhos, “mediante declaração do segurado e desde que não possuam condições suficientes para o próprio sustento e educação”.
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Mais detalhes
A legislação em vigor classifica os dependentes do segurado do INSS e dá prioridade para os que integram a 1ª classe, que são: cônjuge, a(o) companheira(o), e o filho menor de 21 anos ou maior inválido.
Os dependentes de um segurado do INSS podem ter direito a recebimento de alguns benefícios em determinadas situações, os mais conhecidos são a pensão por morte e auxílio-reclusão.
É importante estar sempre atento às mudanças na legislação, principalmente quando envolvem benefícios do INSS, afinal, essas alterações impactam a vida de milhões de brasileiros.
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