Imagem por @leonidassantana / freepik
A cerca de dois anos os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), aguardam uma definição quanto a liberação do 14º salário.
O benefício foi proposto através do Projeto de Lei (PL) 4.367/20 e deve ser pago de forma excepcional por dois anos aos segurados.
Inicialmente a proposta previa o pagamento do 14º salário entre os anos de 2020 e 2021, contudo, após atrasos na tramitação da proposta, o benefício ficou para ser pago retroativamente nos anos de 2022 e 2023.
Contudo, até o momento não há nenhuma previsão de quando o benefício deverá ser pago aos segurados, isso porque, a proposta que parecia que finalmente teria uma conclusão ganhou novos capítulos.
Após um longo período de pausa, a proposta que institui o pagamento do 14º salário contou com a movimentação de diversos parlamentares e representantes dos aposentados pedindo que o PL 4367 fosse votado na Câmara no final do mês de maio.
A cobrança parecia ter finalmente surtido efeito, quando então no dia 3 de junho o Dep. Ricardo Silva (PSD-SP) relator da Comissão de Constituição e Justiça apresentou parecer alegando que a medida era constitucional e poderia ser votada na respectiva Comissão.
Vale lembrar que a Comissão de Constituição e Justiça era a última Comissão da Câmara dos Deputados que deveria julgar o tema, que em caso de aprovação seria enviada para votação no Plenário do Senado.
A notícia de que a proposta finalmente seria votada animou milhares de aposentados e pensionistas, afinal, seria um passo muito importante para a medida ter a aprovação da Câmara dos Deputados.
No entanto, os segurados e os parlamentares que defendem a liberação do 14º salário tomaram um banho de água fria quando o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira retirou a proposta da pauta submetendo a proposta à aprovação de uma Comissão Especial.
O grande problema de submeter o texto à aprovação de uma Comissão Especial é que agora o texto deverá passar pela aprovação de novas Comissões, além das Comissões que já haviam aprovado a proposta.
No atual momento o Projeto de Lei 4367/20 aguarda pela Criação de Comissão Temporária pela mesa diretora da Câmara para poder novamente passar por toda tramitação.
Contudo, devido à demora que a proposta teve para andar nos últimos dois anos e frente a novas Comissões que devem avaliar o texto, não há possibilidades de que o benefício possa ser liberado para os aposentados e pensionistas neste ano, trazendo qualquer chance de liberação apenas para 2023.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…
A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…
A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…
A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…