Fidelizar clientes na contabilidade não é tarefa fácil. Nos últimos tempos, a maioria dos empreendedores tem a preocupação com relação à fidelização dos clientes. Na realidade, o motivo dessa preocupação é o caos econômico que se instalou no país. Para muitos contadores o maior mérito é possuir uma carteira de clientes fidelizada e, com a situação econômica do país abalada, é necessário aprimorar o relacionamento com os antigos clientes e na captação dos novos. Por outro lado, muitos contadores trabalham trancafiados em um escritório distantes dos clientes e sem contato algum.Esses não têm conhecimento de que a melhor comunicação e se envolverem com o público é um diferencial para permanecerem no mercado e fidelizarem clientes para os seus serviços. Outro desafio que os escritórios de contabilidade estão enfrentando devido às dificuldades financeiras é a procura dos clientes por serviços de baixo custo, mesmo sem competência e eficácia.
Para aprimorar e fidelizar clientes na empresa contábil siga as seguintes orientações:
Aperfeiçoe o atendimento
Se o país estiver com a situação econômica abalada ou não, o ponto principal para fidelizar a carteira de clientes é o atendimento. Oferecer um atendimento com qualidade e diferenciado é o segredo para obter o sucesso.
Todo cliente deve ser tratado com muita educação, amabilidade e cortesia.
Atenda-o como ele gostaria de ser atendido. Lembre-se que o atendimento é o grande diferencial do seu serviço, pois, com certeza, esta é a maior e primeira forma de fidelizar um cliente.
Se o seu escritório tiver funcionários, tenha uma equipe habilitada e qualificada para atender ao cliente justamente do jeito que ele gostaria de ser atendido. O que o cliente deseja é a eficiência e rapidez na solução dos seus problemas. Com o atendimento eficiente e cortês, ele valorizará o seu trabalho e sentirá que encontrou a empresa contábil certa.
O relacionamento com o cliente
Primeiramente, o cliente deseja sentir-se reconhecido e saber que você o conhece. Ele quer ser sempre lembrado e que o escritório entenda suas necessidades e saiba precisamente o que deseja e o que busca. Quando ele sentir que o escritório de contabilidade tem capacidade de compreender suas necessidades, sem dúvida alguma ele voltará, pois, suas expectativas foram superadas.
A melhor forma de fidelizar clientes é conhecê-los o melhor possível e ser qualificado para atender as demandas de uma maneira eficiente e eficaz que cause admiração a eles. Assim sendo, faça-se presente.
Aprimore ferramentas para encantar seu cliente
Nos dias de hoje, com as inovações da tecnologia e as informações que ficam sempre disponíveis na internet, a probabilidade de conhecer o cliente e de ficar lado a lado com ele, se tornou extremamente maior. Entretanto, não faça dessa aproximação com o cliente algo que produza inconveniência ou pareça inoportuno. Como já é conhecido que o contato pessoal com o cliente e que oferecer diferentes canais de comunicação para contato é muito importante e que podem dar mais agilidade entre o escritório de contabilidade e os clientes, utilize ferramentas como “SLACK” que é um software de comunicação de equipes com suporte a canais, conversas privadas e integração com serviços externos, o “TRELLO” que é uma ferramenta flexível que permite a organização de projetos profissionais em equipe e o “SKYPE” que é um software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo oferecendo uma aproximação e estabelecendo uma relação de confiança.
Outra forma de manter um relacionamento mais estreito com o cliente é enviando SMS ou usando o aplicativo “WHATSAPP”. Envie uma mensagem que surpreenda o cliente. Hoje em dia, esse aplicativo tem sido uma excelente forma de fidelizar com o cliente. Com o atendimento diferenciado, você conseguirá demonstrar para ele que não o esqueceu de que ele é especial para o seu escritório e isso agregará mais valor ao seu negócio e à sua atividade.
Com esse atendimento diferenciado, dificilmente o cliente procurará outro escritório por motivo de preço, pois ele constatará que o atendimento que o seu escritório oferece é de qualidade. Além do investimento nessas ferramentas que facilitam a troca de informações, é possível manter um relacionamento através de informações, orientações e dicas nas redes sociais e blogs com conteúdos atraentes e significativos. No próprio site do escritório e em redes sociais, escreva artigosapresentando as principais vantagens que os seus serviços têm a oferecer e a forma que o cliente pode usar desse benefício a curto, médio e longo prazo.
Apresente o valor do seu trabalho
Dê valor ao serviço prestado pelo seu escritório. Realce, sempre que possível, a qualidade do trabalho que você tem a oferecer. Explique aos clientes como o seu escritório e a sua equipe podem resolver os problemas deles e contribuir para o crescimento do empreendimento.
Portanto, deixe o cliente ciente que você tem uma proposta diferenciada ao invés de obter clientes apenas com preços baixos.
Cumprimento dos prazos
Para atender as demandas dentro do prazo, o escritório contábil deve ter disciplina e muita organização. Esse comportamento consolida o relacionamento com o cliente e demonstra o comprometimento com o trabalho. É fundamental deixar definido que os resultados também dependem das ações do cliente. Por isso, explique a importância do envio de toda documentação com antecedência e outras informações relacionadas à contabilidade.
Quando alguma documentação do cliente estiver faltando ou pendente, não deixe de lembrá-lo. Caso seja necessário, elabore um calendário de prazos e indique softwares de gestão para facilitar as tarefas essenciais. Assim, você garantirá o cumprimento dos prazos e evitará multas e problemas com os órgãos responsáveis.
Os serviços diversificados
Se por acaso ainda tiver incertezas sobre a fidelização de clientes, além de todas as atividades essenciais realizadas no escritório, ofereça serviços de consultoria, análise de relatórios financeiros, planejamento estratégico, redução de impostos, entre outros possíveis e de competência de um escritório contábil.
É sempre bom lembrar: os clientes fidelizados correspondem em até 65% de todo o faturamento do seu escritório contábil e sendo assim, parcialmente responsáveis pelo seu sucesso, eles são dignos de receber um tratamento diferenciado.
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.
Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.
O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original Contador Agora
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp