Chamadas

Como funciona a contabilidade para micro e pequenas empresas?

O trabalho em um escritório contábil é complexo e envolve uma série de documentos, informações, papéis, além dos prazos e normas a serem cumpridos.

Cada tarefa se subdivide em várias outras, e os clientes têm suas exigências. Além disso, os diversos relatórios que são gerados devem ser conferidos com atenção.

Por isso se faz necessário manter uma rotina contábil que engloba todos os registros das movimentações financeiras de uma empresa, como elaboração de balanços, balancetes, fluxo de caixa, emissão de livros obrigatórios, entre outras atividades. Esses dados e documentos são essenciais para o funcionamento de uma empresa e para auxiliar o gestor a tomar decisões corretas. 

Entender que a contabilidade pode oferecer ferramentas e informações muito valiosas para o sucesso da empresa e consequente aumento dos resultados é essencial para qualquer fase da vida do CNPJ, desde a abertura até a geração e interpretação de relatórios gerenciais.

Que tipo de empresa precisa de contador?

De acordo com o Código Civil, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs), todas as empresas devem possuir um contador habilitado para manter a escrituração contábil regular e realizar o levantamento anual do balanço patrimonial e demonstração de resultado.

Então para os diferentes tipos de CNPJ é obrigatório ter um contador responsável. Isso ocorre para cumprir com as exigências legais da Receita Federal, Receita Estadual, Prefeitura, Previdência e demais órgãos. 

Contratar uma contabilidade pode parecer um obstáculo para muitos empreendedores, mas sabendo do real papel deste parceiro e sua importância para micro e pequenos negócios, é possível realizar a escolha de forma mais criteriosa e assertiva.

Qual a importância da contabilidade para as pequenas empresas?

Além das conhecidas guias de tributos e da folha de pagamento, a contabilidade para micro e pequenas empresas também é responsável por diversas outras obrigações. 

Entre elas constam a escrituração fiscal e contábil, abertura, alteração e encerramento de CNPJs, entrega de obrigações acessórias federais, estaduais, municipais e previdenciárias e geração de relatórios que irão dar suporte para as análises gerenciais do sócio.

A profissão de contabilidade, mesmo que muito solicitada por empresas e até pessoas físicas, como na entrega da Declaração do Imposto de Renda por exemplo, ainda tem suas funções e sua importância pouco conhecidas. Isso dificulta a escolha do profissional contábil adequado ao perfil e necessidades do empreendedor. 

A seguir estão alguns dos principais compromissos que a contabilidade pode estabelecer com seus clientes: 

  • Manter a regularidade da empresa perante órgãos públicos;
  • Calcular, processar e gerar as guias para o pagamento de tributos e taxas;
  • Executar e apoiar o processo de formalização do CNPJ;
  • Auxiliar na gestão financeira e interpretação de resultados;
  • Apoiar o desenvolvimento da empresa, compartilhando ferramentas e conhecimento para reduzir a burocracia, de forma legal.

Como fazer a contabilidade de uma pequena empresa?

Micro e pequenas empresas possuem regulamentação própria, tendo direito a diversos benefícios e incentivos,. Elas têm menos burocracia e menor carga tributária, sendo as únicas que podem optar pelo regime tributário do Simples Nacional.

Por este motivo, é recomendável a escolha por uma contabilidade especializada nestes portes empresariais.

Quanto custa um contador para uma pequena empresa?

O custo da contabilidade para micro e pequenas empresas pode variar de acordo com a complexidade da operação, seu faturamento, número de funcionários, serviços inclusos e localização do CNPJ, além de critérios próprios de cada contador.

O valor médio dos serviços mensais contábeis para este perfil de empresa é de meio a um salário mínimo. Todavia, pode haver cobranças adicionais pela abertura da empresa.

Quer se tornar um profissional tributário? Então aprenda a ganhar dinheiro com o Curso de Recuperação do Simples Nacional, você começará do absoluto ZERO e dominará, na prática, todo o processo para identificar créditos de produtos monofásicos e solicitar restituições. Em apenas 3 dias, recupere o PIS e COFINS de até 60 meses e veja como é fácil transformar seu tempo em dinheiro. Não perca tempo, inscreva-se agora clicando aqui!

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

13 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

14 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

14 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

15 horas ago