Chamadas

Como Funciona o Divórcio virtual

A pandemia causada pelo novo Coronavírus despertou complicações em diversos âmbitos. A saúde, claro, foi a mais afetada, juntamente com a economia. Mas outras áreas também sofreram os reflexos das mudanças de comportamento e convivência exigidas para combater a doença no Brasil. Com as restrições sociais e o home office durando mais de cinco meses, muitas pessoas tiveram que adaptar seus relacionamentos e outras perceberam que o casamento já não ia tão bem assim.

Quem decidiu pela separação, no entanto, se deparou com um problema: como fazer o procedimento prezando pela segurança, saúde pública, minimizando o contato físico com os advogados, e em um momento em que muitos cartórios estavam de portas fechadas ou funcionando em horário parcial?

Envato

Para atender ao aumento da procura pelo divórcio durante a pandemia, a Corregedoria Nacional de Justiça editou o Provimento nº 100 em maio deste ano, regulamentando a realização de atos por meio virtual nos cartórios de notas. Só no Paraná, foram registrados 21,8% a mais de divórcios em junho de 2020 do que em comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com o levantamento realizado pelo Colégio Notarial do Brasil. Outros estados do país também seguiram pelo mesmo caminho: em Roraima, o aumento foi de 100% no comparativo, em Sergipe foi de 40,9% e, em Goiás, de 33,8%.

Com a autorização, agora é possível formalizar a separação através de videoconferência, até mesmo pelo celular, na plataforma e-Notariado, com a presença remota das partes e dos profissionais de Direito, e sem a necessidade de deslocamento. A medida também contribui para diminuir a circulação nas cidades, passo fundamental para barrar os avanços e a disseminação da Covid-19.

Divórcio extrajudicial

No entanto, apesar do avanço digital, algumas restrições ainda são impostas para a utilização da ferramenta. Até o momento, a modalidade permitida de divórcio virtual é a extrajudicial, ou seja, na qual os cônjuges estão ambos de acordo com a separação, que é consensual. Outra exigência é que o casal não tenha filhos menores de idade ou dependentes, pois não serão discutidas questões como guarda legal ou disputa por separação de bens e patrimônios.

Caso ainda haja algum desacordo com relação às expectativas sobre o divórcio, é recomendado que as partes façam antes uma negociação através dos advogados, para só então dar entrada no divórcio online e evitar problemas futuros e longos processos judiciais.

Os custos para o divórcio virtual variam em cada caso, já que dependem dos honorários dos advogados, dos patrimônios dos cônjuges e do valor destinado para os trâmites do processo extrajudicial.

Fonte:https://marcelodasilvaadvogados.com.br/

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Contador, veja 5 dicas para aumentar seu foco no trabalho

Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…

3 horas ago

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

6 horas ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

8 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

9 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

10 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

10 horas ago