Como investir em veículos pode auxiliar na estruturação de um empreendimento?

O processo de abrir um negócio próprio exige um planejamento minucioso e bem organizado do empreendedor. Trabalhar por conta é uma boa forma de aumentar sua renda e usufruir de diversas outras vantagens, mas também costuma ser consideravelmente mais difícil do que um emprego convencional. O sucesso do empreendimento depende exclusivamente do empenho e da visão do empresário.

Existem inúmeras estratégias de negócio que podem ser adotadas para fazer uma empresa prosperar, mas tudo vai depender do setor em que ela está inserida. No caso dos empreendimentos que envolvem vendas, torna-se necessário pensar nos mínimos detalhes – que em sua maioria envolvem processos logísticos.

Hoje em dia, o e-commerce domina o setor de comércio e varejo, com grande parte dos consumidores fazendo suas compras de forma totalmente virtual. Para o pequeno empreendedor, não basta apenas se fazer presente nas plataformas de marketplace e aplicativos mais populares – é preciso pensar além!

O planejamento financeiro é o momento para definir tudo que será necessário para tocar o negócio, o que inclui basicamente qualquer gasto: aluguel, reposição de estoque, despesas mensais, salários (se houver funcionários), etc. O objetivo de manter o controle sobre essas informações é garantir que a empresa não fechará nenhum mês no vermelho – um risco real em empreendimentos estreantes.

Quando se trabalha com vendas, seja de mercadorias diversas ou de alimentos, também é importante garantir uma operação própria que não dependa somente de marketplaces e aplicativos. É aqui que entram investimentos adicionais como criação de websites (onde os clientes podem fazer pedidos diretamente à loja), aplicativos de smartphone e um veículo para fazer as entregas.

Ao delimitar esses pedidos a uma região específica, possibilita-se fazer suas próprias entregas ou solucionar problemas relacionados a estoque com muito mais eficiência. Entregas que demandam urgência, como alimentos, exigem geralmente a ajuda de colaboradores; contudo, dependendo do tipo de mercadoria comercializada, é possível que o próprio empreendedor assuma essa responsabilidade.

Além de proporcionar um serviço mais ágil e satisfatório, ainda é possível cortar gastos relacionados à comissão cobrada por serviços terceirizados (incluindo aplicativos e marketplaces), limitando essas opções somente para entregas muito distantes. É claro que o processo também envolveria gastos adicionais com combustível, manutenção e seguro, mas muito disso pode ser reduzido mediante alternativas como o aluguel de carro mensal.

Em comparação a um financiamento, o aluguel de veículos cobra um valor bem menor em relação à dívida, além de manter gastos relacionados à documentação direcionados à locadora. O indivíduo se preocupa apenas em abastecer e manter o automóvel bem-cuidado, o que já é o suficiente para manter a logística do negócio funcionando até que haja condições de expandir.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

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