Contabilidade entenda o andamento da Isenção do IR e da Reforma tributária em 2025 / Imagem freepik
Os profissionais de contabilidade precisam se preparar para mudanças nos próximos anos, 2025 será um ano de debates e correções, tanto para Isenção do Imposto de Renda (IR) quanto para Reforma Tributária.
Portanto, é importante estar preparado para as mudanças que podem acontecer a partir de 2026 e utilizar o ano de 2025 como um período de preparação para entender como aproveitar as oportunidades e quais serão os efeitos das mudanças.
Os profissionais da contabilidade sabem se adaptar as mudanças, mas é preciso saber como se organizar para enfrentar tudo que iniciará no próximo ano.
Por mais que os clientes do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) sejam enrolados e possam dar muito trabalho, é um fato que eles contribuem para aumentar o faturamento dos escritórios de contabilidade por todo Brasil.
Em 2025 a Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil será avaliada e votada pelo Congresso Nacional, a expectativa do Ministério da Fazenda é que a proposta entre em vigor em 1º de janeiro de 2026.
Caso seja aprovada, em 2027 e nos anos seguintes o número de clientes dos contadores irá reduzir bastante. Aproximadamente 36 milhões de contribuintes ficarão isentos, isso pode significar uma redução de mais de 85% no envio das declarações do IR (baseando-se em 2024).
Outra mudança que impactará a vida dos contadores é a extinção de tributos e a substituição por novas cobranças estabelecida pela reforma tributária, o que altera muita coisa no sistema tributário.
O PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI vão ser extintos ao longo dos anos e vão ser substituídos pelo tributo federal CBS (substitui o PIS, Cofins e IPI) e pelo IBS um tributo estadual/municipal (substitui ISS e ICMS).
Os primeiros tributos serão o PIS e Cofins, já no ano de 2027.
Utilizar 2025 e 2026 para recalcular algumas ações, caso todas as mudanças sejam aprovadas e começar a se preparar para lucrar de outra maneira é a melhor opção. A perda de alguns clientes pode significar a chegada de novos, que vão contratar outros serviços.
Trabalhar com planejamento tributário será uma ótima oportunidade, principalmente para os profissionais que faturam mais de R$ 50 mil por mês. Além disso, será possível atuar prestando consultorias em diversas outras áreas no período de transição.
É preciso enxergar oportunidades nas mudanças e se preparar para aumentar o seu faturamento em meio a todas as mudanças.
Quer se tornar um profissional tributário? Então aprenda a ganhar dinheiro com o Curso de Recuperação do Simples Nacional, você começará do absoluto ZERO e dominará, na prática, todo o processo para identificar créditos de produtos monofásicos e solicitar restituições. Em apenas 3 dias, recupere o PIS e COFINS de até 60 meses e veja como é fácil transformar seu tempo em dinheiro. Não perca tempo, inscreva-se agora clicando aqui!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…