Todo profissional, que deseja alcançar bons resultados, captar novos clientes e, acima de tudo, crescer seu negócio, precisa buscar meios e estratégias diferenciadas para se destacar. Afinal, o mercado está altamente competitivo e a concorrência cada vez mais qualificada.
Diante disso, podemos afirmar, com segurança, que os empreendedores que não buscam formas de consolidar suas carreiras, ampliar bases de conhecimento, investir em cursos e capacitação ou mesmo manter-se atualizados, dificilmente permanecerão ativos no mercado.
QUERO TER UM CARTÃO DE CRÉDITO
Por essa razão, é de extrema importância apostar na inovação, caso contrário, perderá grandes oportunidades de negócios.
Isto é: não conquistar clientes e não ter uma disseminação positiva no mercado. Mas, afinal, como montar uma estratégia de crescimento no seu negócio?
Pensando em responder a essas e outras perguntas, preparamos este post. Neste conteúdo, você verá alguns passos simples para montar uma estratégia de sucesso para e alavancar sua carreira no mercado. Continue lendo e descubra!
1. Foque na satisfação do cliente
É comum observar que a rotina de um empreendedor é repleta de problemas e casos muito complexos, não é mesmo?
No entanto, tente sempre encarar os problemas atuais como mais um novo desafio, e não apenas como um trabalho.
Para isso, é ideal demonstrar ao cliente que você realmente está interessado em ajudá-lo e representá-lo. Com isso, é possível construir uma base sólida na relação. Mas, é importante seguir algumas recomendações, como:
- Adapte a sua linguagem a comunicação do cliente;
- Não desperdice tempo falando o óbvio;
- Pratique a empatia;
- Ouça o que seu cliente tem a dizer;
- Ofereça um atendimento exclusivo;
- Entenda outras insatisfações, como problemas com a compra de um cinto de segurança para altura;
- Coloque-se à disposição para lidar com as mais diversas situações.
2. Busque sempre por inovação
Não é novidade para ninguém que o mercado é muito dinâmico e sofre alterações a todo momento, certo?
Para ficar por dentro das informações e novas tendências, é essencial manter-se atualizado e buscar por inovações em seu mercado.

Dessa forma, faça cursos, participe de eventos, converse com profissionais da área, marque presença em palestras e seminários da sua área de atuação, entre outros, por exemplo. Assim, é possível expandir os conhecimentos e construir um bom networking.
3. Conheça outras áreas
Outro ponto muito importante para montar uma estratégia de crescimento é conhecer um pouquinho de cada área.
Mas isso não significa que você deve estudar sobre todas as profissões do mercado, e sim aquelas que certamente você está inserido. Por exemplo:
- Gestão empresarial;
- Marketing;
- Gestão financeira;
- Liderança;
- Vendas;
- Gestão de projetos;
Além disso, também é importante estar sempre à disposição para conhecer outros ramos de atuação. Se você atua com corante para resina, pesquise sobre os segmentos que estão relacionados no mercado e conheça as suas estratégias.
Sendo assim, você pode compreender um pouco sobre os departamentos que estão inseridos na rotina do seu negócio.
4. Tome boas decisões
Por fim, vale ressaltar ainda que o processo de tomada de decisões é um elemento muito presente no dia a dia de um negócio.
Entre as mais importantes, podemos destacar a contração de um novo funcionário, entrada de mais um sócio, fechamento de contratos, etc.
Contudo, é importante definir ações com muita cautela, visto que qualquer passo errado pode afetar o seu futuro profissional.
Por isso, se você trabalha com catalisador para tinta, por exemplo, entenda o problema antes de tomar uma decisão, avalie as possibilidades, levante hipóteses e opiniões.
Gostou do nosso post sobre como montar uma estratégia de crescimento no seu mercado? Conta pra gente!
Por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp