Categories: Carreira

Como não ser demitido



Ninguém é demitido por um motivo isolado. A demissão, normalmente, é consequência da soma de diversos erros – alguns mais sérios, outros aparentemente inofensivos. A menos que o profissional tenha cometido um engano muito sério, com consequências muito graves, seus erros vão entrando numa espécie de ‘contabilidade’ que pode acabar gerando o desligamento. Para saber onde mora o perigo, confira a lista das 10 principais atitudes que você deve evitar se quiser continuar empregado e com sua carreira indo de vento em popa.

1 – Não cumprir prazos. Quem não cumpre datas acaba prejudicando o trabalho dos colegas e, consequentemente, o desempenho da empresa. Uma vez você pode ser perdoado. Duas, talvez. Mas, se isso virar rotina, o azar poderá ser todo seu.

2 – Cometer erros recorrentemente, em especial quando envolvem finanças, o lado mais sensível das organizações. Errar principalmente com clientes e fornecedores é uma excelente razão para você perder o emprego.

3 – Não dar valor à pontualidade. “Perder um voo e, por isso, não fechar um negócio importante ou deixar outras pessoas esperando são fatores que acumulam muitos pontos na contabilidade da demissão. Mais uma vez, os pontos são mais graves se isso acontecer com clientes e fornecedores.

4 – Fazer fofoca ou abrir informações confidenciais. O ‘leva e traz’ sempre acaba se prejudicando. Isso vale tanto para quem faz fofoca e inventa qualquer coisa quanto para quem não toma cuidado com a confidencialidade das informações e sai comentando informações sigilosas no restaurante, no avião, nas mídias sociais ou no almoço de domingo.

5 – Não trabalhar em equipe. É preciso estar disponível para colaborar com os colegas e saber trabalhar em grupo. Fingir que você está sempre ocupado não vai colar por muito tempo.

6 – Não se entender com a chefia. Quem não tem um bom relacionamento com o chefe pode saber: é transferido de área, pede demissão ou é demitido. Não tem outro caminho.

7 – Economizar educação. Claro que ninguém vai ser demitido porque não disse “bom dia”, “por favor” ou “obrigado”, mas, se isso for intenso e recorrente, novamente vai entrar na ‘contabilidade’.

8 – Ser incapaz de ouvir. Todo mundo tem necessidade de falar, inclusive no ambiente corporativo. É preciso abrir os ouvidos e colaborar para melhorar a convivência e o relacionamento interpessoal no trabalho.

9 – Dar opinião que ninguém pediu. Fazer comentários inadequados pode gerar constrangimento para todo mundo. Se você ficar com a fama de quem fala o que não deve ou fizer isso com alguém mais sensível que tenha algum poder na empresa pode prejudicar sua carreira por bobagem.

10 – Ser propagador do negativismo crônico. Ninguém gosta de trabalhar com pessoas que só escurecem o céu, reclamam o tempo todo e acham que tudo vai dar errado. (Com Vagas.com – Autor: Marcello Nunes)

[useful_banner_manager banners=21 count=1]

jornalcontabil

Recent Posts

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

4 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

6 horas ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

6 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

10 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

10 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

12 horas ago