O IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) deve ser pago anualmente. Mas com a crise que se instalou no país, manter algum compromisso em dia está sendo uma verdadeira batalha. Caso você tenha atrasado o pagamento do IPVA, saiba que será possível fazer uma negociação, que pode livrar você de multas e penalidades.
Para você consultar os débitos do seu IPVA, basta realizar uma consulta no portal da Secretaria de Fazenda de cada estado. Informe o seu Renavam, a placa do seu veículo e outros dados que serão solicitados na hora da consulta pela plataforma digital.
Você pode baixar o débito do IPVA no formato boleto que poderá ser pago em banco. Esse boleto na verdade é um GRD (Guia de Regularização de Débitos), nele já virá a multa e juros e os demais encargos do atraso.
Você vai poder escolher a forma como quer pagar, podendo ser à vista ou parcelado. Lembrando que mesmo sendo escolhido o parcelamento, serão incluídos os encargos.
O pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária ou lotérica ou também através do código de barras, se optar pagar pela internet.
IPVA em atraso
Quando você atrasar o IPVA, não vai poder licenciar o veículo. O veículo estará sujeito a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito, o que pode fazer você perder sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Sendo que você pode ter mais multas e juros. E ainda por cima, ter o seu CPF incluso nos cadastros de proteção ao crédito. E você poderá ter o nome na Dívida Ativa da União (conjunto de débitos de pessoas jurídicas e físicas com órgão públicos federais.
O IPVA é calculado de acordo com o valor venal do veículo através de levantamento realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp