Imagem por @Lifestylememory / freepik / editado por Jornal Contábil
Outro benefício é que a Nota Fiscal do MEI oferece segurança tanto para o consumidor ou empresa quanto para o empreendedor, já que certifica que as mercadorias são legalizadas e registradas.
Uma das principais vantagens em se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), está na possibilidade de emissão de Notas Fiscais (NFs).
Conforme expresso na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, o MEI está dispensado de emitir notas fiscais quando a venda de produtos acontece para pessoas físicas.
Todavia, caso o MEI forneça algum produto ou serviço para outras empresas (CNPJs), o microempreendedor está obrigado a fornecer a Nota Fiscal.
A emissão de uma NF é muito importante para o MEI, afinal significa algumas vantagens para o empreendedor que além de comprovar o serviço prestado, acaba auxiliando no controle do faturamento na declaração anual.
Todavia, mesmo sendo uma ferramenta importante, os microempreendedores muitas vezes ficam na dúvida sobre como funciona o processo de emissão de uma Nota Fiscal sendo MEI, principalmente quem está começando agora.
Como dito anteriormente, o MEI só precisa emitir uma Nota Fiscal quando o cliente final se trata de uma outra empresa jurídica, ou seja, empresa ou órgão público.
No entanto, antes de simplesmente sair emitindo suas notas fiscais é importante saber que existem alguns tipos diferentes de NF que podem ser emitidas, confira:
É o documento mais simples entre as Notas Fiscais, para emitir a NFA é simples, basta realizar o cadastro de sua empresa na Secretaria da Fazenda do seu estado, imprimi-lo e preencher os dados da transação.
Essa nota é indicada para quem eventualmente emite notas fiscais e pode fazer o processo manualmente.
Semelhante a NFA, todavia, o processo de emissão é online e normalmente utilizado por lojas virtuais que geram documento para demandas mais específicas.
Neste modelo, nem todo estado permite sua Emissão, logo, é recomendado confirmar com a Secretaria da Fazenda do seu Estado.
Este é o modelo mais tradicional emitido em todo país e também o mais utilizado pelas empresas que vendem para outros negócios. Contudo, quem opta por este modelo deve pagar imposto pelas notas emitidas.
Este é o principal modelo indicado para empreendedores com loja física e preferem o modelo digital, principalmente quanto à facilidade do armazenamento.
Para emitir a NFC-E será preciso solicitar a autorização junto a Secretaria da Fazenda do seu Estado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…