Chamadas

Como o pente-fino por incapacidade do INSS pode afetar benefícios?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou em julho a convocar os segurados para um pente-fino nos benefícios por incapacidade temporária (auxílio-doença). Isso porque, 170 mil pessoas não realizaram perícias nos últimos meses e vão receber as cartas de convocação. Quem receber a correspondência deverá fazer um agendamento para o exame pericial.

Depois que você recebe a carta, o Instituto dará um prazo de 30 dias para o agendamento, quem não realizar a perícia médica poderá ter seu benefício interrompido temporariamente. O máximo de tempo que você terá para responder é de 60 dias, após este prazo o benefício é suspenso em definitivo e você deixa de receber o seu pagamento.

Quem não passar na nova perícia, o benefício será cortado. Para algumas pessoas, o benefício por incapacidade temporária poderá ser convertido em aposentadoria por invalidez, se tornando um auxílio permanente.

Quem será convocado?

As pessoas que estão recebendo o auxílio por incapacidade temporária que não realizaram perícia médica nos últimos seis meses serão convocadas. Quem recebe o benefício há mais tempo estará na mira do INSS.

A convocação será através de carta enviada aos segurados pelo INSS, em outros casos os avisos poderão ser dados através da rede bancária, quando o beneficiário for sacar o pagamento.

Lembre-se que você que receber a correspondência do INSS ou aviso pelo banco, terá 30 dias para agendar a perícia médica.

O agendamento poderá ser feito no site do Meu INSS, clicando em “Agendar Perícia”. Também poder ser agendado através do número de telefone 135 (de segunda à sábado, das 7 horas às 22 horas).

Quem não realizar a perícia médica terá seu benefício suspenso. Perdendo também o acesso a qualquer outro tipo de serviço no INSS. Seu benefício será interrompido após 60 dias sem dar nenhuma resposta ao INSS.

Posso remarcar a data da perícia?

Para remarcar uma nova data, o segurado terá que justificar o motivo da remarcação, a não ser que o próprio INSS agende uma nova data de atendimento em razão de feriados antecipados, ou em casos de greve.

Quem não concordar com a decisão do INSS de ter seu benefício cortado, terá 30 dias para recorrer. Lembrando que você recebe a decisão do perito médico na noite da mesma da em que realizou o exame. Geralmente o INSS libera o resultado após às 21 horas.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

13 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

14 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

14 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

15 horas ago