Como preparar meu negócio para começar a emitir nota fiscal eletrônica?

Muitos países latino-americanos têm começado a mudança em direção ao faturamento eletrônico. Em alguns como Brasil, Chile e México, este já é obrigatório há vários anos; enquanto que outros iniciam o processo de massificação. Sem importar em que país você vive, se você pensa em fazer a mudança para o faturamento eletrônico em breve ou caso vá começar com seu faturamento, compartilhamos alguns pontos importantes.

O faturamento eletrônico não só melhorará todos os processos de uma empresa mediante a automatização de distintas atividades, como também ajudará a reduzir custos e agilizar a administração da mesma.

 

1º Passo – Certificado Digital

O primeiro passo para emitir sua nota fiscal eletrônica é possuir um certificado digital, que assegura validade jurídica ao documento por permitir confirmação de sua autenticidade. Pode ser seu certificado A1 (validade de 1 ano) ou A3 (validade de 3 anos). Você encontra certificado nos CorreiosCDL da sua cidadeSPC BrasilSerasa ExperianCertsign, entre outros.

https://www.jornalcontabil.com.br/nota-fiscal-para-mei-voce-sabe-como-funciona/

2º Passo – Credenciamento na SEFAZ

Mesmo usando um sistema próprio ou contratado, é preciso se credenciar junto à secretaria da fazenda para emitir NF-e. Cada estado tem um procedimento específico, mas normalmente trata-se de um cadastro simples.

3º Passo – Escolher o seu Emissor de Notas

Para poder começar a faturar eletronicamente, as empresas estão tendo que buscar um fornecedor de faturamento eletrônico que melhor se ajuste às suas necessidades. Este fornecedor será o meio através do qual poderão emitir seus documentos e certifica-los com a autoridade tributária de cada país. O custo dos serviços de cada fornecedor variará segundo sua oferta, pelo que recomendamos a você se informar sobre todos os serviços e soluções que oferecem para tomar a melhor decisão. Se você está em busca de um emissor de Notas Fiscais, recomendamos o eNotas. O eNotas monitora suas vendas realizadas em plataformas parceiras integradas e emite suas notas fiscais no momento que você escolher. Enquanto até mesmo enquanto você dorme, clique aqui e conheça, garantia total de 30 dias.

4º Passo – Treinar seu pessoal

Outro ponto importante que deverão considerar, será a capacitação do pessoal que trabalhe com o faturamento eletrônico de forma que possam se familiarizar em tempo hábil com os processos de emissão, envio, recepção e administração destes novos documentos. Embora o faturamento eletrônico seja muito fácil eseguro, é importante que todos os membros da empresa envolvidos no processo de mudança, conheçam suas características e a forma com a qual se devem processar e guardar as faturas.

Conteúdo via Ativasoft

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

15 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

17 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

22 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

22 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

23 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

23 horas ago