A qualidade de segurado trata-se de uma condição atribuída ao cidadão filiado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que possua inscrição junto à Previdência Social e que realize contribuições mensais. Os filiados ao INSS mencionados acima, enquanto estiverem efetuando recolhimentos mensais, automaticamente possuem esta qualidade e são considerados “segurados” do INSS.
A qualidade de segurado é equivalente à um seguro social e essa qualidade trata-se de uma proteção que o beneficiário faz jus ao adquirir. Conheça os casos onde o cidadão se enquadra como segurado:
- Empregado;
- Empregado doméstico;
- Trabalhador Avulso;
- Contribuinte Individual;
- Segurado Especial e Facultativo.
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Perda da qualidade de segurado
Existem momentos em que o cidadão perde a qualidade de segurado, sendo a partir do momento em que o trabalhador cessa o pagamento da contribuição ao INSS, no entanto a cessão não é automática. A qualidade de segurado se mantem por um determinado período que é fixado por lei, podendo ser prorrogada para:
- Durante todo o período em que uma pessoa recebe benefício por incapacidade, essa pessoa mantém a qualidade de segurado;
- Até 12 meses após o término de benefício por incapacidade;
- Até 6 meses do último recolhimento realizado para o INSS para os segurados facultativos;
- Quem tem mais de 120 contribuições, de forma consecutiva, ou seja, sem perder a qualidade de segurado, por 12 meses.
- Até 12 meses do último recolhimento realizado para o INSS quando deixar de exercer atividade remunerada ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração.
É importante lembrar que todas as prorrogações podem ser cumuladas, razão pela qual o segurado pode conseguir prorrogar por até 36 meses a sua qualidade de segurado.
Caso você esteja dependente de algum benefício previdenciário e teve seu pedido negado pelo INSS por falta de qualidade de segurado, não deixe de procurar um advogado especialista em direito previdenciário para que seja possível analisar o seu caso e garantir a concessão do benefício.
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