INSS

Como reativar o BPC bloqueado pelo aplicativo Meu INSS

Se você é atendido com o BPC (Benefício de Prestação Continuada) deve estar atento para não ter a concessão bloqueada. É preciso estar com as informações sempre atualizadas no Cadastro Único (CadÚnico).

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou regras específicas no aplicativo para atender pedidos de reativação de BPC suspenso ou bloqueado por falta de atualização no Cadastro Único (CadÚnico). 

O prazo para o servidor do instituto atender ao pedido e regularizar a situação é de 30 dias.

O que é CadÚnico e quem tem direito ao BPC?

O CadÚnico é um cadastro federal que serve de base para se inscrever em outros programas sociais, pois nele constam as informações de renda e situação social dos cidadãos e famílias em situação de vulnerabilidade. 

Para o cidadão ter direito ao BPC, uma das regras é estar cadastrado neste registro. O benefício é de um salário mínimo (R$ 1.212) pago a cidadãos que nunca contribuíram com o INSS, mas têm renda de até um quarto do mínimo por pessoa da família e são idosos ou pessoas com deficiência.

Como pedir reativação do BPC pelo Meu INSS?

Desde o início deste mês é possível fazer a reativação pelo aplicativo. Nele constam as regras para reativação do BPC e o prazo de regularização 

A reativação do benefício deve ser solicitada à distância, pelo telefone 135, ou nas agências da Previdência.

Na Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, o segurado terá de informar que se trata de um pedido de reativação de BPC após atualizar os dados do CadÚnico. 

Caso queira um atendimento presencial, terá de agendar a ida a uma agência, por meio do telefone ou 135 ou no Meu INSS. Neste caso, o segurado deve informar que quer agendar um “atendimento específico”.

Para todos os casos, será criada a tarefa de “Reativação de BPC após atualização do CadÚnico”.  Ao ser aberto esse procedimento, o servidor tem 30 dias para atender ao pedido do segurado, atualizando o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) com as informações do Cadastro Único.

Em nota, o INSS informa que também é possível fazer a reativação por meio do Meu INSS. Para isso, o segurado deve, primeiro, procurar um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e, depois, acessar o Meu INSS e solicitar o serviço “Reativar Benefício”.

O BPC é revisado a cada dois anos, por isso não deixe de sempre estar atualizado com as informações no Cad único.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

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