imagem por @wayhomestudio / freepik
Possuir restrições no seu CPF (Cadastro de Pessoa Física), ou como é dito no senso comum, estar com o nome sujo, pode ser algo bem desvantajoso para sua vida financeira.
Dentre as limitações da referida situação está a dificuldade para contratar determinados serviços que vão desde empréstimos, cartões de crédito, até financiamentos e aluguéis.
Isto ocorre, pois, instituições financeiras antes de concederem determinado serviço, em especial, os referentes a créditos, realizam uma análise do perfil da pessoa. Assim sendo, caso ela esteja negativada, isto representará um alto risco para empresa, justamente, por ela ser considerada um “mau pagador”.
Conforme dados divulgados pelo Serasa, cerca de 62,56 milhões de pessoas estão em negativa junto aos órgãos de proteção ao crédito. Grande parte dos endividamentos são oriundos de serviços bancários e cartões de crédito, seguidos por atrasos em contas como de água, energia elétrica e gás.
Cabe salientar que está com o nome limpo pode acarretar em diversas vantagens para o consumidor tais como: facilidades na contração de empréstimos e financiamentos, ofertas com juros menores, liberdade financeira, entre muitas outras.
Quem deseja saber se seu CPF está regular, basta realizar a consulta através dos seguintes canais:
Pelo SPC Brasil
Vale ressaltar que a consulta também pode ser realizada através do aplicativo SPC Consumidor disponível gratuitamente na Google Play ou na Apple Store.
Pelo Serasa
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…
Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…