Imagem por @wayhomestudio/ freepik
Atualmente, estar em inadimplência é a realidade de muitos brasileiros, dado que hoje o país já soma mais de 60 milhões de pessoas nessa condição. Em suma, estar com o nome sujo, basicamente, quer dizer que a pessoa possui seu CPF cadastrado no banco de dados dos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC Brasil.
De maneira geral, isto ocorre mediante a uma dívida que a pessoa contraiu, mas deixou de pagar. Contudo, vale ressaltar que a restrição do CPF não ocorre de modo imediato, atrasar em poucos dias o pagamento do débito não significa que o nome irá sujar logo em seguida. As empresas credoras, bem como as entidades de proteção ao crédito, costumam emitir um comunicado ao consumidor, antes de negativar o seu CPF.
Sendo assim, caso você possua dívidas abertas em seu nome, saiba que é possível consultar a situação do seu CPF sem sair de casa e de maneira gratuita. Ademais, nas plataformas você poderá conferir o seu score de crédito, alternativas de negociação de dívidas, bem como todo seu histórico de débito, além de possíveis dívidas que podem ter negativado seu nome indevidamente.
Quando falamos de proteção ao crédito, bem como possíveis situações em que o nome pode estar sujo, as primeiras empresas que vem à mente são a Serasa ou o SPC. Isto porque, as instituições são as mais populares, quando o assunto é restrição no CPF.
Em suma, através dos órgãos é possível conferir a situação do CPF de 6 maneiras diferentes, confira:
Caso você esteja negativado e deseja limpar seu nome de vez, a principal maneira de sair desta condição é quitar suas dívidas. A solução é simples, todavia, o valor dos débitos pode dificultar colocar em prática essa medida, frente a isso, é sempre recomendado procurar renegociar as condições de pagamento e os valores devidos, dado que geralmente as empresas credoras estão abertas a discutir um novo acordo que seja vantajoso para ambas as partes.
Em relação ao score de crédito, também não há mistério, visto que a estratégia se resume em ter um bom comportamento financeiro. Ou seja, tome iniciativas como: pague suas dívidas e contas em dia, evite gastos desnecessários, mantenha o Cadastro Positivo, e procure sempre saber a situação do seu nome.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…