Imagem por @benzoix / @jcomp / receita federal / editado por Jornal Contábil
A Receita Federal é um importante órgão brasileiro responsável por administrar todos os tributos federais, assim como manter o controle nas alfândegas. Não somente isto, como ela atua diretamente no combate a sonegação, pirataria, tráfico de drogas, dentre outras questões.
Contudo, para o cidadão comum, a influência da Receita Federal está atrelada ao seu compromisso de garantir que os impostos sejam devidamente recolhidos e que a legislação tributária seja cumprida, para que assim, os recursos captados possam ser administrados.
Devido a importância da Receita Federal, principalmente atrelada ao seu compromisso quanto ao recolhimento de impostos e combate a sonegação, é muito comum que alguns brasileiros acabem tendo pendências a resolver junto com o órgão.
Caso você esteja querendo saber se possuí ou não alguma pendência junto a Receita Federal, a boa notícia é que é possível fazer isso agora mesmo, sem precisar sair de casa ou do trabalho.
Para isto você poderá acessar ao Portal e-CAC da Receita Federal. Através do Portal e-CAC você conseguirá descobrir todas as suas pendências e débitos que possa haver junto a Receita Federal, além de verificar pendências junto a Procuradoria Geral da Fazenda.
O Portal e-CAC pode ser acessado de forma gratuita, tanto para pessoas físicas (CPF), quanto para pessoas jurídicas (CNPJ). O login na plataforma pode ser feito com sua conta Gov.br.
Ao realizar o login no Portal e-CAC você poderá:
O contribuinte que está pendente com a Receita Federal será obrigado a pagar uma multa com valor inicial de R$ 165,24, além de ter que pagar uma porcentagem sobre o Imposto de Renda não declarado.
Além da multa, o contribuinte que está em divida com a Receita Federal perderá diversos privilégios como a possibilidade de tirar passaporte, realizar empréstimo, pedir cartão de crédito, abrir conta em banco, prestar concurso público, dentre outras situações.
Normalmente o que mais leva o cidadão a ter pendências junto a Receita Federal é não ter realizado a declaração do Imposto de Renda, dessa forma, para regularizar a situação será preciso realizar a declaração do ano em que a obrigação ficou pendente.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…