Designed by @tascha1 / freepik
Se esse é o seu caso, saiba que milhares de brasileiros caem nas garras do Leão por motivos diversos. Entre eles, por não enviar a declaração corretamente, contendo erros.
A boa notícia é que se você foi pego pela Receita Federal, tem conserto! Neste artigo explicamos tudo o que você precisa saber para sair da malha fina do Imposto de Renda.
Antes de tudo, você precisa saber como verificar se a sua declaração caiu na malha fina . Para evitar problemas com a Receita Federal, isso é muito importante.
Quanto antes você verificar a situação do processamento, melhor. Isso porque você já sabe se caiu ou não na malha fina e tem mais tempo para ajustar as pendências e os erros, evitando ser multado ou receber notificações do Leão.
O portal e-CAC da Receita Federal deve ser seu amigo. É nele que você consegue conferir todas as informações sobre a sua declaração, com apenas alguns documentos em mãos e um código de acesso.
É muito simples:
Para sair da malha fina, tudo que o contribuinte precisa fazer é regularizar a situação da sua declaração.
Apesar de causar medo na maioria das pessoas, a malha fina só se torna um problema se você não corrigir a inconsistência encontrada ou não tiver como, caso tenha cometido sonegação fiscal, por exemplo.
Quando o contribuinte realmente age de má-fé e a Receita Federal compreende que o erro aconteceu sem justificativa, é preciso pagar o imposto devido, uma multa de 75% do valor total e juros.
O pagamento da restituição também atrasa e são impostas restrições ao CPF, que fica inválido, impedindo a pessoa física de realizar algumas atividades, como fazer viagens ao exterior ou solicitar empréstimos.
Portanto, se o seu caso não é grave, basta realizar uma declaração retificadora.
Já sobre quanto tempo demora para sair da malha fina, vai depender da sua agilidade em resolver a questão.
Afinal, a Receita Federal só vai poder analisar os ajustes depois que você enviá-los, não é mesmo? Assim, quanto antes você corrigir, mais rápida será a sua saída.
Se você tiver dúvidas sobre o que precisa ajustar na sua declaração para sair da malha fina, conte com o apoio de especialistas que saberão lidar da melhor forma com a sua situação.
Se não tiver outro jeito e você tiver que pagar a multa da malha fina, existem duas modalidades de parcelamento, que variam conforme a taxa Selic:
Só não podem usar o método de parcelamento contribuintes com dívidas acima de R$ 1 milhão. Quem já parcelou outros débitos, precisa quitá-los para solicitar um novo parcelamento.
O contribuinte que não fizer o pagamento de três parcelas, consecutivas ou não, tem o financiamento cancelado.
Para pedir o parcelamento de dívidas, é simples: também no portal e-CAC, vá em “Pagamentos e Parcelamentos”.
Nessa aba você pode fazer a negociação de valores e imprimir a guia de pagamento.
Claro, em caso de atrasos, vai acontecer a cobrança de mais multas.
Também pode ser necessário ir até uma unidade da Receita Federal com documentos como CPF, RG e formulário de solicitação, dependendo da sua situação.
Fonte: Leoa
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos brasileiros possuem dúvidas sobre o que realmente é como funciona o feriado de Carnaval,…
Cada vez mais é maior o número de pequenos negócios que são formalizados no Brasil.…
O abandono de emprego pode ocorrer em algumas circunstâncias. Um dos motivos é a vontade…
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (dia 28), a portaria com o cronograma…
A prova de vida é um procedimento obrigatório realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social…
A Receita Federal ainda não oficializou o prazo de envio das Declarações do Imposto de…