Imagem por @benzoix / @jcomp / receita federal / editado por Jornal Contábil
No Relatório Anual de Fiscalização 2021-2022 publicado pela Receita Federal, foram divulgados os resultados de 2021 e o planejamento de 2022 para fiscalização.
A responsável por esse trabalho é a Subsecretaria de Fiscalização (Sufis) da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB). A Sufis monitora, decide quem vai fiscalizar e fiscaliza os contribuintes selecionados.
Acompanhe os próximos tópicos e entenda melhor o que é o Relatório anual de Fiscalização e como ele funciona.
Boa leitura!
A Sufis da Secretaria Especial da Receita Federal é a responsável pelo relatório de fiscalização e tem os seguintes deveres:
Portanto, a Subsecretaria de Fiscalização (Sufis), é a responsável pelo relatório, ela decide os fiscalizados, fiscaliza e elabora o relatório.
A Fiscalização tem a finalidade de realizar uma aproximação da arrecadação efetiva da potencial para haver a garantia dos recursos necessários ao funcionamento do Estado, nas suas principais áreas, para ampliar a conformidade tributária em obediência à legalidade e combater a sonegação fiscal e outros ilícitos tributários.
Para o cumprimento desses objetivos, as ações estão condicionadas aos seguintes fundamentos institucionais:
Esses fundamentos são adotados para permitir que o Auditor-Fiscal da Receita, autoridade tributária designada pelo Código Tributário Nacional (CTN) tenha condições plenas para exercer seu trabalho institucional para o Estado brasileiro.
O relatório da Receita Federal foi atualizado pela última vez no dia 1 de novembro de 2022, como citamos, no texto do último relatório publicado foram apresentados os resultados de 2021 e o planejamento para 2022.
Dando prosseguimento à estratégia de 2020, a área de Fiscalização da Receita, em 2021, realizou suas ações pautadas conforme descrito abaixo:
Para os contribuintes que não se autorregularizam, ações coercitivas são planejadas, conforme estratégia para atuação em 2022 apresentada no relatório.
Entretanto, o plano de ação da Receita para o ano de 2022 continua priorizando ações:
Para conhecer o relatório de fiscalização, clique aqui.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…
Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…
O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…
O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…
A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…