Imagem: hedgehog94 / freepik
Nos últimos anos, o mercado de trabalho no Brasil tem passado por altos e baixos, devido a diversos fatores econômicos e políticos. Para se ter uma ideia, nos primeiros três meses de 2023, o desemprego aumentou na maioria dos estados brasileiros. Há muitas pessoas procurando emprego, mas poucas vagas disponíveis.
Quando há a combinação desses dois elementos, a economia passando por dificuldades e a escassez de vagas de trabalho formal, muitas pessoas buscam alternativas para garantir uma renda e sustentar a si próprias e suas famílias. Nesse contexto, os aplicativos de mobilidade aparecem como uma opção de fácil acesso.
Leia também: Motorista De Aplicativo E Os Benefícios Do INSS
O processo de cadastro como motorista nos apps de mobilidade é simples e exige apenas alguns requisitos básicos. É necessário possuir um veículo, uma carteira de habilitação válida e um smartphone. Com isso, é possível se cadastrar e iniciar as atividades como motorista.
Essa facilidade para realizar o cadastro faz com que a profissão de motorista de app seja atrativa para pessoas desempregadas em busca de uma recolocação rápida no mercado de trabalho. Não há a exigência de qualificações ou experiência, como em outras vagas de emprego, sendo um trabalho acessível para as pessoas que têm permissão para dirigir.
Leia também: Veja Quatro Dicas De Gestão Financeira Para Motoristas De Aplicativo
A rotina de um motorista de aplicativo pode mudar bastante de um indivíduo para outro. Isso porque é o próprio motorista quem decide por quanto tempo vai trabalhar, se por 8 ou 10 horas seguidas, por exemplo. Essa flexibilidade para definir como vai ser a sua jornada de trabalho é considerada um ponto positivo da profissão.
Além disso, com essa flexibilidade, o motorista pode conciliar as corridas com outras atividades, ou mesmo trabalhar em mais de um aplicativo. Se ele quiser continuar procurando uma vaga de emprego formal, por exemplo, terá a oportunidade de ir a entrevistas. Essa autonomia permite que os motoristas adaptem sua rotina de trabalho de acordo com suas necessidades.
Embora seja simples se tornar um motorista de aplicativo, há alguns desafios a se considerar: a obrigatoriedade de possuir uma carteira de motorista, por exemplo, e a necessidade de ter acesso a um veículo. Um carro novo pode ter um custo inviável para uma pessoa que se encontra desempregada, mas a busca por carros seminovos SP é uma alternativa.
Tornar-se um motorista de aplicativo é relativamente fácil e rápido, mas é preciso saber dos desafios da profissão.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…