Imagem por @rawpixel.com / freepik / editado por jornal contábil
Todos os segurados que contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seja como contribuinte obrigatório, no caso dos trabalhadores, ou como contribuinte facultativo, possuem direito a diversos benefícios previdenciários.
Dentre esses benefícios, alguns dos mais requisitados são o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez, destinado aos segurados que devido a algum acidente ou doença precisam se afastar de suas ocupações.
A perícia médica do INSS é um assunto muito polêmico, afinal de contas, é muito comum ouvir relatos de pessoas que tiveram negativa durante a perícia e consequentemente não tiveram seus benefícios liberados.
No entanto, mesmo sendo dois dos principais direitos que os segurados possuem, além de atingir as regras necessárias para concessão do benefício, é necessário ainda passar por uma perícia médica do INSS.
É importante esclarecer que da mesma forma que existem muitas pessoas que não conseguem a concessão do benefício, tantas outras conseguem a liberação após passarem na perícia médica.
Vale esclarecer que o segurado que sofreu algum acidente ou foi acometido por alguma doença, sendo necessário se afastar pelo INSS, deve saber que não basta contar com o atestado médico para ter o benefício concedido.
Dessa forma, para evitar que o seu pedido seja recusado durante a perícia médica, é recomendado que os segurados observem algumas questões com cuidado, questões estas que apresentaremos a partir de agora.
A perícia médica do INSS é um assunto sério e que precisa ser encarado com muita seriedade e cuidado, pois, caso você não receba o aval do médico perito, seu benefício infelizmente não será concedido.
Dessa maneira, hoje apresentaremos os principais cuidados que você deve ter para conseguir garantir a aprovação na perícia e consequentemente ter o benefício liberado.
O segurado que passará pela perícia médica do INSS deve ter muito cuidado com os documentos a serem levados, pois, aqui os documentos que devem ser apresentados começam pelo básico como RG, CPF e Carteira de Trabalho.
No entanto, é absolutamente importante que você apresente documentos médicos que atestem sua incapacidade, como:
Quanto mais documentos você tiver em mãos que comprove sua incapacidade melhor será. Mas atenção, leve todos os documentos atualizados, o médico perito terá o interesse de avaliar sua condição atual, ou seja, não leve documentos desatualizados, emitidos há muito tempo, ou caso decida levar, leve-os junto aos novos.
Aqui é uma situação que parece um pouco óbvia, contudo, se ausente para realizar a perícia médica, independente do motivo, será um entrave para a concessão do seu benefício.
Sendo assim, previna-se de contratempos e já conforme o endereço da agência que você deve comparecer, lembre-se, é importante chegar ao menos 10 minutos antes, atrasos não costumam ser tolerados.
O objetivo da perícia médica e constatar sua condição de saúde que esteja impedindo você de trabalhar, dessa maneira, opte por vestimentas e calçados que facilitem a avaliação do médico perito, principalmente caso deseje evidenciar alguma lesão.
Outro ponto relacionado à vestimenta e que pode influenciar na percepção do médico, diz respeito às doenças de ordem mental, tal como a depressão.
Lembre-se, não é a maneira que você se veste que determina ou não uma pessoa com transtorno psicológico, no entanto, evite apresentar de maneira a passar uma impressão errada.
Uma dica muito importante é que você não minta para o médico, exagerando sobre os seus sintomas e problemas, além disso, não finja ou aumente as dores que você sente, afinal, o profissional está ali para isso, logo, o mesmo notará caso seja desonesto.
Vale lembrar que você começa a ser avaliado a partir do momento que chega na agência do INSS, dessa maneira, mantenha uma postura natural, não tente sensibilizar atendentes ou o próprio profissional, pois, eles estão preparados para isso.
É importante esclarecer que o médico perito não estará na perícia para realizar uma avaliação global da sua saúde, mas sim, identificar a sua condição que o incapacita.
Dessa maneira, seja claro e objetivo quanto ao que acontece com você, seu problema de saúde devido à doença ou acidente, e explique como essa condição afeta sua atividade laboral.
Lembre-se, responda às perguntas considerando que o interesse dele está ligado a sua condição de saúde e as dificuldades que ela gera para o dia a dia profissional.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…