Fique Sabendo

Como ser produtivo em meio à crise?

Para o Headhunter e Coach de Carreira Marcelo Arone, especialista em recolocação executiva e sócio da OPTME RH, 12 anos de experiência no mercado de capital humano, a produtividade, em um nível mais avançado, ou seja, que leva em conta as necessidades do trabalho e as questões pessoais, é o que vai definir o futuro de empresas e empreendedores a partir de agora.

Por isso, ele reuniu três dicas para quem quer ser produtivo, mesmo em meio à crise provocada pela pandemia do Coronavírus.

Confira:

Dica #1 Criar uma rotina

Seja no escritório e, especialmente, se ainda estiver trabalhando de forma remota, estabelecer uma rotina é algo fundamental para a produtividade: “é preciso entender os seus melhores horários, quando você produz mais e dar mais vasão à criatividade e à ação nesses momentos”, enfatiza Marcelo.

Se você é mais produtivo pela manhã, por exemplo, negocie chegar mais cedo ao escritório ou, se estiver em casa, use esse período do dia de forma mais ativa.

“Conhecer a si mesmo é imprescindível. Vejo profissionais que questionam a própria capacidade, quando, na verdade, só precisam remanejar suas rotinas, ou criar uma, para se descobrirem mais produtivos e eficazes”, lembra o headhunter.

Para Marcelo, outro fator importante dentro da rotina do home office, é o local onde se trabalha: “tenha um local específico para produzir. Seu cérebro irá entender que, ali, você está em um ambiente de trabalho, mesmo estando em casa”.

Dica #2 Manter o foco

As redes sociais, a internet no geral, os apps de mensagens instantâneas e, agora, a própria TV e os serviços de streaming são vilões da produtividade.

Simplesmente porque eles acabam, muitas vezes, nos roubando tempo precioso de trabalho.

“Há quem diga que as redes sociais são um buraco sem fundo. E pode ser muito verdade, se você se pega deslizando perfil atrás de perfil, muitas vezes apenas para se distrair, literalmente”, lembra Marcelo.

A dica dele é: “tenha horários específicos para entrar na rede, desligue a tevê ao trabalhar, se estiver em casa, coloque metas para si mesmo, caso não as tenha definidas pela própria empresa. Foco é o melhor amigo da produtividade”, confirma ele.

Dica #3 Fazer mais do que já faz bem

Em tempos de reinvenção profissional, essa dica pode vir no caminho contrário.

Entretanto, quando falamos de produtividade, para Marcelo, não adianta “querer inventar a roda” e o melhor é mesmo fazer mais daquilo que você já faz bem.

“Se a adaptação ao home office já foi um desafio para muitos profissionais, imagine fazer esse movimento tendo que dar tiros no escuro, iniciando formas diferentes de trabalhar, algo que nunca testou, o nível de ansiedade será muito maior e, proporcionalmente, o de produtividade irá diminuir”, enfatiza ele.

Ou seja, a não ser que você ainda precise se reinventar, no caso de uma quebra ou uma demissão, a dica é fazer mais do que já faz bem ou focar no seu público.

Marcelo dá o próprio exemplo: “como recrutador, eu reforcei contatos e laços com empresas com as quais já estava negociando. Na hora em que eles voltaram a contratar, o caminho já estava traçado”, revela.

Por: Marcelo Arone é Headhunter, especialista em recolocação executiva e sócio da OPTME RH, com 12 anos de experiência no mercado de capital humano. 

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

O que abre e fecha a partir de sexta-feira (28), no Carnaval 2025?

O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…

2 horas ago

Mais de 30 cursos gratuitos na USP estão com inscrições abertas

Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…

2 horas ago

Como esconder seu escritório no Google Maps? Descubra

Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…

2 horas ago

Concurso de Contabilidade para O CRC-SP já tem definições e salários de até R$ 11 mil

Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…

2 horas ago

Escritório de contabilidade pode participar de licitação pública? Quais?

A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…

2 horas ago

Escala 6×1 será protocolada e segue para análise nas Comissões da Câmara

O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…

4 horas ago