meu inss
O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social ainda está mantendo suas agências fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo informações, somente depois do mês de julho é que se pensará em reabrir as unidades. Há uma previsão que em 3 de agosto, o INSS volte a atender aos segurados de forma presencial. Porém, até lá os aposentados e pensionistas seguem solicitando seus benefícios online.
Como as agências estão fechadas para proteger seu público que são pessoas acima de 60 anos, a administração pública precisou elaborar estratégias para evitar uma crise sanitária prejudicando servidores e os segurados.
Ficou decidido que os serviços que não podem ser realizados a distância, como exames médicos, perícias, atualizações cadastrais, entre outros, entrarão primeiro nas filas de atendimento. A decisão visa minimizar o número de atraso na concessão dos benefícios e evitar acúmulos financeiros para o instituto.
Para que volte a atender o público de forma presencial será necessário passar por uma readaptação. As unidades vão disponibilizar álcool em gel, os servidores precisarão estar de máscara e os serviços de saúde contarão com um processo de higienização especial. Nas baias de atendimento haverá também estruturas para isolamento, evitando que partículas contaminadas pelo vírus se reproduzam.
Para evitar superlotação nas agências do INSS, a quantidade de médicos e quadro de funcionários deverão ser reavaliados. Sendo assim, cada ponto apresentará um número exato de pessoas, sem que um local específico fique sobrecarregado.
Só serão abertas as agências que estiverem aptas para o atendimento, de acordo com as novas regras.
O INSS informa que apresentará um painel eletrônico em todos os pontos, explicando quais procedimentos deverão ser aplicados durante a fase de reabertura.
Para que não aconteça um número maior de pessoas nas filas, o instituto informou que algumas atividades serão reformuladas. A prova de vida, por exemplo, que só poderia ser feita presencialmente, agora passará a ser realizada por meio de reconhecimento facial.
Para isso, a equipe técnica do INSS está desenvolvendo uma plataforma digital de modo que, por meio do aplicativo MEU INSS o aposentado ou pensionista consiga atualizar seu cadastro anualmente.
Essas mudanças poderão acontecer a partir de agosto.
Como ainda não está sendo realizada atendimento presencial, algumas situações de caráter emergencial e obrigatória, poderá ser resolvida a partir da página eletrônica.
Veja quais situações você poderá resolver pela Internet:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…